


Londrina ganha sede regional da Defesa Civil para atendimento a 40 municípios
11 de julho de 2025


Boulevard Shopping Londrina terá Saldão de Inverno até domingo
11 de julho de 2025Redação Paiquerê
A Prefeitura de Londrina lançou o CRO Previne, uma ferramenta on-line gratuita criada para facilitar o diagnóstico precoce do câncer de boca, que atinge cerca de 15 mil brasileiros por ano. A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho Regional de Odontologia do Paraná e a Universidade Positivo – Campus Londrina.
A nova plataforma oferece informações sobre sintomas, prevenção e fatores de risco da doença, além de um formulário que pode ser preenchido por usuários com lesões suspeitas. A triagem será feita pelo Centro de Especialidades Odontológicas, que agendará consulta na Unidade Básica de Saúde mais próxima. Se necessário, o paciente será encaminhado para atendimento oncológico.
O câncer de boca e orofaringe afeta principalmente homens e pode atingir lábios, língua, gengivas, bochechas e céu da boca. Os principais fatores de risco são o uso de álcool e tabaco, além da infecção pelo HPV. Em 2021, mais de 6 mil pessoas morreram por esse tipo de câncer no Brasil.
O projeto contou com apoio técnico de professores e alunos das áreas de Odontologia e Tecnologia da Universidade Positivo, e tem como objetivo tornar a prevenção mais acessível, especialmente por meio de autoexames e da triagem digital. Além de Londrina, há planos para expandir o uso da plataforma a outros municípios do Paraná e abranger também outras condições relacionadas à saúde bucal, como o cuidado com gestantes e prevenção de doenças cardiovasculares.
O lançamento do CRO Previne está alinhado à campanha Julho Verde, de combate ao câncer de cabeça e pescoço, e reforça o papel da tecnologia e da integração entre poder público, instituições acadêmicas e entidades de classe na ampliação do acesso à saúde.
Com Ncom