


Cobrança por perda de comanda é ilegal, alerta Procon
12 de julho de 2025


Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos
12 de julho de 2025Redação Paiquerê
O Terminal Central do transporte coletivo de Londrina deve ganhar, a partir de agosto, um sistema de som ambiente para repassar informações aos usuários. A instalação, iniciada em fevereiro pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), está em fase de testes e pretende integrar comunicados de utilidade pública, mudanças nas linhas, alterações viárias e notícias diversas.
Com o novo sistema, a ideia é padronizar os avisos e permitir que todos os terminais da cidade recebam informações ao mesmo tempo ou, quando necessário, que sejam direcionadas apenas a um público específico. A CMTU também prepara o lançamento da chamada “Rádio MOV”, que deve funcionar dentro do ambiente dos terminais.
A instalação no Terminal Central ocorre em meio a outras intervenções no local. Nos últimos meses, o espaço passou por reformas no balcão de informações do piso superior, repintura de faixas viárias e troca das luminárias, ampliando a iluminação. Além disso, foi criada a “Sala MOV”, no piso intermediário, e aberto um novo posto de visita de água pluvial na saída de veículos pela Avenida Leste-Oeste, medida que visa amenizar alagamentos.
Em julho, a entrada do terminal pela Avenida São Paulo foi remodelada. A estrutura das bilheterias foi refeita, com melhorias na acessibilidade e conforto para trabalhadores. A entrada oposta, pela Rua João Cândido, deve receber obras semelhantes a partir do dia 14.
Outro foco da CMTU é substituir as escadas rolantes do terminal, alvo de queixas frequentes. Um estudo técnico já foi realizado e deve embasar o lançamento de uma licitação. Segundo a Companhia, mais de 80 mil pessoas utilizam diariamente as escadas, que operam durante 18 horas por dia.
Nos terminais de bairro, o primeiro semestre também teve obras. Pinturas e manutenção foram feitas nos terminais Vivi Xavier, Milton Gavetti e Irerê. Já o Terminal Oeste, na zona oeste, recebeu melhorias no sistema de monitoramento. Em breve, os terminais Oeste e Ouro Verde devem contar com novos espaços para a comercialização de alimentos, atualmente em fase de montagem estrutural.
Com Ncom