


Semana curta traz 23 mil vagas no Paraná, com destaque para Londrina e outras regiões
16 de junho de 2025


Vacinação contra gripe registrou mais de mil doses no fim de semana
17 de junho de 2025Redação Paiquerê
As secretarias municipais de Governo, Assistência Social, Saúde, Trabalho, Emprego e Renda, Defesa Social e Cohab-Londrina se uniram para elaborar a Política Municipal para a População em Situação de Rua de Londrina. Foi criado um Grupo de Trabalho (GT), coordenado pela Secretaria Municipal de Governo, a fim de alinhar ações intersetoriais que envolvam acolhimento, cuidados em saúde mental, moradia, acesso a direitos, capacitação profissional e inclusão produtiva deste público.
A iniciativa tem como foco central desenvolver estratégias integradas que contribuam para que as pessoas em situação de rua possam superar essa condição. Na segunda-feira (16), foi realizada a terceira reunião do grupo, no auditório da Prefeitura, com os secretários municipais de Governo, Rodrigo Souza, e de Assistência Social, Marisol Chiesa, e a equipe integrante do GT, para revisar o texto e a estrutura do decreto que criará esta política.
Segundo a secretária municipal Marisol Chiesa, o objetivo desta política é complementar o atendimento emergencial com soluções permanentes, com dignidade, cuidado e reintegração social.
De acordo com o secretário de Governo, Rodrigo Souza, o principal desdobramento desta política será a criação de um Plano Municipal voltado para o atendimento à população em situação de rua. “Esse plano será elaborado com a participação de várias secretarias, com as entidades que colaboram com o poder público para o atendimento dessa população, e representantes da sociedade civil, pois queremos garantir uma abordagem humanizada, preventiva e transformadora”, contou.
Outro desdobramento da política será a transformação do Comitê Pop Rua em Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (CIAMP RUA-LDA). “CIAMP Rua é o nome que a política estadual dá para esse tipo comitê, então estamos fazendo uma adequação para poder ficar parecido com o nome que o governo do estado dá”, disse.
Para o secretário, o principal ganho desta iniciativa é aumentar a capacidade do município de proporcionar condições para que essas pessoas superem a condição de rua. “A possibilidade de atuar de forma integrada no atendimento à população de rua é muito importante, pois sabemos que é um atendimento complexo, a pessoa que está nesta condição não tem só um problema, ela tem diversos, então, se não fizemos um esforço conjunto para tratar desses diversos problemas, garantindo os direitos destas pessoas, não vamos conseguir proporcionar a possibilidade de ela superar a condição de rua”, frisou Souza.
Por fim, o secretário enfatizou que o Município não está construindo a política do zero. “Não estamos jogando nada fora, é importante dizer isso, estamos nos baseando naquilo que já foi elaborado anteriormente em outras gestões, contando com a experiência e o conhecimento das equipes que já trabalham com essa população, e a partir daí estamos fazendo uma integração melhor das secretarias”, finalizou.
Com Ncom