


Saúde aponta queda de casos respiratórios e gripais pela quarta semana em Londrina
17 de julho de 2025Redação Paiquerê
A Praça Nishinomiya no Aeroporto vai ganhar ainda mais cores e sons neste sábado (19) com a terceira edição da Feira Flua Cultura em 2025, com expositores selecionados através de critérios que consideram uma maior diversidade, atrações artísticas e muitas opções de gastronomia, das 13h às 19h. O evento vem ganhando espaço entre as famílias e grupos de amigos que elegem a Feira como um espaço de encontro e descontração. As Feiras Flua Cultura oferecem uma proposta diferenciada que alia produtos autorais selecionados com uma série de atrações artísticas, para uma experiência completa aos visitantes.


Pautadas nos princípios da economia criativa, as Feiras Flua Cultura sempre apresentam iniciativas artísticas com uma abordagem inovadora, capaz de gerar valor agregado aos produtos a partir de expressões artísticas e culturais, promovendo o empreendedorismo e a sustentabilidade. O projeto é uma iniciativa do coletivo Flua Cultura com realização do Governo Federal através do Ministério da Cultura e da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), com patrocínio da Lei Paulo Gustavo, viabilizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e apoio da UEL FM.
A edição de julho da Feira vem com um outro aspecto bastante especial: a parceria com o Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), que a integra na sua programação oficial e coloca no palco a apresentação dos alunos do curso de “Bandas de Garagem”. Outra atração musical é o grupo Bruno Cotrim e Brasil Combo Jazz e duas sessões de seleção musical com músicas dos quatro cantos com a jornalista Janaína Ávila, produtora e apresentadora do programa Mundo Sonoro, na UEL FM.


A dança também se faz presente com o espetáculo “Moridjane” com a Cia. MoonLight, de dança afro. O Circo de Bambu, da trupe Primavera Jataí, não poderia faltar, já que a atividade caiu definitivamente no gosto dos pequenos frequentadores da Feira Flua Cultura. Todas as atividades contam com tradução em LIBRAS.
Entre os expositores, destaque para a curadoria que escolheu fabricantes de joalheria artesanal, cerâmicas, roupas e acessórios autorais, peças de brechó, cosméticos naturais, artigos de decoração, artesanato, pinturas e ilustrações, produtos de gastronomia e, pela primeira vez, um construtor de canoas canadense, construídas manualmente. A praça de alimentação temporária, vai contar com espetinhos, donuts, cookies, sanduíches, tacos, nachos, burritos, salgados e opções de bebidas com e sem álcool.
Sobre o Coletivo Flua Cultura
O coletivo Flua Cultura nasceu em 2019 no ambiente virtual e se popularizou ao divulgar agendas culturais da cidade, com a programação semanal de eventos, com uma curadoria que privilegia o diálogo entre as vertentes artísticas. De forma fluida e orgânica, o Flua Cultura foi aos poucos ampliando sua atuação e surgiu a preocupação de se comunicar com os diferentes públicos, ouvindo também a própria comunidade sobre suas necessidades e desejos.
O ano de 2024 marcou o retorno do Coletivo Flua Cultura com Feira Flua Cultura – A Feira de Arte e Cultura da Cidade de Londrina, uma iniciativa inovadora e repleta de significado para a cena cultural da Cidade, conectando a comunidade local com a arte e a cultura. O coletivo é uma realização independente, atualmente composto por Thalita Deldotti Alcantara (musicista e produtora cultural), João Ribeiro (produtor cultural) e Rafaela Rodrigues (produtora cultural e publicitária).
Programação:
13h e 15h – “Mundo Sonoro”, seleção musical com Janaína Ávila
14h – “Banda de Garagem” (Festival de Música de Londrina)
14h30 às 17h – Circo de Bambu com Primavera Jataí
16h – “Moridjane” com Cia MoonLight
17h30 – Bruno Cotrim e Brasil Combo Jazz
Com Ncom