


Feiras comunitárias crescem em Londrina e impulsionam pequenos negócios nos bairros
19 de maio de 2025


Brasil convida Papa Leão XIV para participar da COP30 em Belém, no Pará
19 de maio de 2025Redação Paiquerê
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Polo Londrina abre, na próxima quinta-feira (22), inscrições para o curso de especialização em Atividade Física e Saúde da Atenção Primária ao atendimento hospitalar e a pós-graduação em ensino de ciências, “Ciência é 10”. Ambas as formações são ofertadas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), são inteiramente gratuitas e realizadas na modalidade de Educação a Distância (EaD), com alguns encontros presenciais.
Somados, os cursos irão disponibilizar 55 vagas. Dessas, 30 são destinadas ao curso de especialização na área da saúde, voltado a profissionais graduados em Educação Física. Todas as informações sobre o curso estão disponíveis no Edital NEAD Nº 046/2025.
As outras 25 vagas são para a pós-graduação “Ciência é 10”, voltada à formação contínua de professores. O público-alvo são docentes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Profissionalizante. Detalhes sobre esse curso podem ser consultados no Edital NEAD Nº 045/2025.
De acordo com a coordenadora do Polo UAB de Londrina, Maíra Gouveia, a oferta gratuita de cursos reforça a democratização do acesso ao ensino. “As ofertas de cursos gratuitos e com certificação das melhores Universidades Públicas fortalece o compromisso com a democratização do acesso à educação superior. Esses cursos são fundamentais para valorizar e atualizar os profissionais em exercício, o que contribui diretamente para a melhoria dos serviços prestados à população”, afirmou.
O Polo UAB de Londrina é gerido pela Escola de Governo de Londrina (EGL). A gerente de parcerias educacionais da EGL, Verediana Silva, reforçou o objetivo do trabalho conjunto entre as instituições. “Nosso objetivo é divulgar cursos que contribuem com a formação profissional dos servidores e também da comunidade externa”, explicou.
Silva destacou como a oferta gratuita de cursos possibilita o acesso às oportunidades educacionais. “Muitos servidores demonstravam interesse em aprofundar seus conhecimentos, mas por limitação de tempo e até de orçamento, deixavam de fazer especializações devido ao custo das mensalidades. A possibilidade de gratuidade torna mais acessível aos interessados”, finalizou.
O polo da UAB em Londrina é resultado de um convênio firmado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Com Ncom