


PEC da Blindagem pode barrar ações contra corrupção no uso de emendas
19 de setembro de 2025


Polícia analisa se corpos encontrados em Icaraíma são de homens desaparecidos
19 de setembro de 2025Redação Paiquerê
Londrina registrou 2.037 sinistros de trânsito entre janeiro e agosto deste ano, segundo dados da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). O número é inferior ao contabilizado no mesmo período de 2024, quando foram 2.167 ocorrências, mas ainda chama a atenção pela gravidade. Diante desse cenário, a Prefeitura lançou na quinta-feira (18) a 31ª edição da Semana Nacional de Trânsito (SNT), que terá programação estendida até 27 de setembro.
O tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para 2025 é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, com destaque para a necessidade de reduzir a velocidade, apontada como um dos principais fatores de risco para acidentes e mortes.
Abertura oficial
O evento de lançamento ocorreu na praça do Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto, em frente à sede administrativa da Prefeitura. Mais de 120 pessoas acompanharam a solenidade, que incluiu uma simulação de resgate de vítimas de acidente com helicóptero do Corpo de Bombeiros.
Estiveram presentes o prefeito Tiago Amaral, o vice-prefeito Júnior dos Santos Rosa e o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira. “Cada acidente e cada morte afetam diretamente a qualidade de vida, a imagem e até a capacidade de desenvolvimento da cidade”, disse Amaral, ao destacar o impacto social e econômico do tema.
Números e estatísticas
O levantamento divulgado pela CMTU mostra que, de janeiro a agosto, o número de vítimas foi de 2.344, uma queda de 7% em comparação às 2.518 do ano passado. No mesmo período, as mortes no trânsito aumentaram de 39 para 45, embora em vias municipais tenha havido queda: de 30 óbitos em 2024 para 27 neste ano.
Os sinistros envolvendo motocicletas somaram 1.484 registros em 2025, contra 1.643 no ano anterior – redução de 9%. Já os atropelamentos caíram de 159 para 153, queda de 3%. Entre os fatores mais associados às mortes estão desrespeito à sinalização (34%), consumo de álcool (28%) e excesso de velocidade (16%).
Programação e atividades
A programação da Semana Nacional de Trânsito em Londrina contará com 11 eventos, entre eles simulação de acidentes, passeios educativos com estudantes da rede municipal, o “Dia da Sergipe”, atividades do projeto “Trânsito e Cidadania” no conjunto Flores do Campo, o “Dia Mundial sem Carro” e bênção de veículos no Santuário Madre Leônia Milito. Também estão previstos curso de pilotagem defensiva para motociclistas, ações educativas voltadas a pedestres e blitze para reconhecimento de bons condutores.
De acordo com o presidente da CMTU, Fabrício Bianchi, os indicadores de acidentes caíram em relação ao ano passado devido à integração entre os órgãos de segurança. “É resultado de um trabalho contínuo, que envolve dedicação e cooperação entre diferentes frentes”, afirmou.
O diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, destacou que a responsabilidade é coletiva. “O trânsito não depende só do poder público. É também do motorista e do pedestre, que precisam estar conscientes de seus papéis”, disse. Ele anunciou que mais de 200 motociclistas participarão de uma atividade prática e teórica nos últimos dias da campanha.
Autoridades
Além do prefeito e do secretário estadual, a abertura contou com a presença do vereador Sidnei Matias, do deputado estadual Jairo Tamura e representantes de diferentes forças de segurança, como Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros e Polícia Federal.
A Semana Nacional de Trânsito em Londrina prossegue até o dia 27 de setembro.
Com Ncom