


Carnaval de Londrina reúne mais de 51 mil foliões no Zerão
20 de fevereiro de 2026


Nova federação quer regularizar chácaras e melhorar infraestrutura; detalhes na entrevista ao Jornal da Manhã
20 de fevereiro de 2026Redação Paiquerê
O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, avançou em uma de suas principais demandas estruturais, que é a implantação de um taxiway ao longo da pista principal. O projeto executivo da nova via foi oficialmente entregue ao prefeito Tiago Amaral nesta sexta-feira (19), por meio do empresário Alfons Gardemann, proprietário da indústria Pado, em parceria com a MSE Engenharia, responsável pelo desenvolvimento técnico do material, conforme anunciado em novembro de 2025.
O projeto está finalizado e nas mãos do município. O projeto completo inclui a pista de taxiamento, que permitirá que aeronaves se desloquem paralelamente à pista sem necessidade de manobras sobre a área de pousos e decolagens, hoje realizadas por meio de curvas de 180 graus. O procedimento atual reduz a eficiência do aeroporto, aumenta a ocupação da pista e eleva o consumo de combustível. As pranchas apresentadas pela MSE Engenharia detalham a geometria do futuro taxiway, com curvas ampliadas, faixas de segurança, áreas pavimentadas e posicionamento de vários modelos em diferentes pontos da pista.
A doação do projeto é vista como um passo relevante para que Londrina possa buscar verbas para a execução da obra, que podem via governo Estadual ou Federal. A projeção é que o valor fique entre R$ 20 milhões e R$ 40 milhões, conforme informado pelo secretário municipal de Recursos Humanos, Rodrigo Souza, no fim do ano passado.




