


Prazo final: adesões ao Regulariza Londrina para renegociar débitos vai até 22 de dezembro
19 de dezembro de 2025


Deltan paga indenização a Lula por PowerPoint da Lava Jato
20 de dezembro de 2025Redação Paiquerê
Uma excelente alternativa de passeio com lazer na natureza estará disponível aos londrinenses e visitantes da cidade neste fim de 2025, incluindo os períodos de Natal e Ano Novo. O Parque Municipal Arthur Thomas, amplamente reformado e recém-aberto novamente para visitas, ficará aberto normalmente, até nos fins de semana, feriados e recessos. As visitas serão diárias, de terça a domingo, das 8h às 17h, inclusive no Natal – dias 24 e 25 – e no Ano Novo – 31 de dezembro e 1 de janeiro.
As exceções são apenas as segundas-feiras, dia fixo de fechamento do local, que fica na rua da Natureza, 155, Jardim Piza, região sul, próximo à avenida Dez de Dezembro.
Desde que foi reaberto ao público, o parque já teve recebeu cerca de 10 mil visitantes, de acordo com a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). Apenas no primeiro fim de semana com os portões abertos, no início do mês, entre a sexta (5) e domingo (7), foram 7.500 pessoas circulando pelo local, sendo 6 mil somente no dia de atividades do “De volta ao parque”. De terça a sexta-feira, a média é de 200 visitantes, enquanto no sábado e domingo fica em torno de 1 mil e 1,5 mil pessoas, respectivamente.
O gerente de Parques e Biodiversidade da Sema, João Paulo Dias, informou que a unidade vem recebendo visitantes de diferentes regiões. “Tem gente vindo de Londrina e região metropolitana, famílias do estado de São Paulo, do Mato Grosso do Sul, de Brasília, e tivemos até um pesquisador da Holanda e uma família do Canadá. Essas informações foram obtidas por visitantes que interagiram com a equipe do Parque Arthur Thomas. Como não fazemos abordagens para perguntar a origem das pessoas, pode ter havido visitas de ainda mais localidades diferentes. Isso reforça a diversidade do público que frequenta o local, valorizando a área ainda mais”, frisou.
Este período de festas e encerramento de ano será uma oportunidade para as famílias e turistas conhecerem o parque repaginado e aproveitarem momentos agradáveis de qualidade ao ar livre. “A população tem vindo, muitas famílias, grupos de jovens, escolas, igrejas. E o legal é ver a maioria respeitando todas as regras que propiciam a preservação do espaço. A retomada tem sido bastante positiva na visão das equipes da Sema”, relatou.
Área preservada e atrativa
Tradicional espaço público de preservação ambiental e lazer, a unidade é uma área de conservação da Mata Atlântica, sendo o último remanescente florestal de grande porte na zona urbana de Londrina, a apenas 3 km da região central. Com cerca 85 hectares de área, o parque oferece trilhas de caminhada, lago com barragem, áreas de contemplação e lazer e mirante para cachoeira.
Todos esses ambientes foram revitalizados pela Prefeitura de Londrina ao longo de 2025. Com a reforma, foram incorporados ainda um novo parquinho infantil com brinquedos, academia ao ar livre, pista de caminhada e mais trilhas. Dessa forma, este equipamento público permite lazer, passeio, prática de atividades e exercícios, pesquisas e contemplação.
Também fica no parque o local onde existiu a primeira usina hidrelétrica de Londrina e região, a Usina São José, também conhecida como Usina Cambezinho, inaugurada em 1939 e desativada em 1967, um dos marcos históricos do desenvolvimento de Londrina em suas primeiras eras.
Os ambientes preservados de fauna e flora são o grande atrativo aos visitantes do local, que conta com mais de uma centena de espécies de árvores, entre nativas e exóticas. E são vários os animais habitantes do espaço, entre mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes. Principalmente macacos-prego, quatis, capivaras, gambás, cutias, pacas, tatus, garças, gavião carcará, sabiá-laranjeira, saracura-do-mato, lagartos, cágados, jabutis, sapos, rãs e outros.
Trilhas guiadas
A Sema proporciona a seus visitantes trilhas guiadas gratuitas pelo Parque Arthur Thomas, voltadas a grupos escolares, de idosos, empresas e instituições. Os interessados em ter essa experiência de passear com orientações de profissionais podem fazer a solicitação por meio de formulário on-line.
A assessora do setor de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Isidoro, informou que a equipe responsável recebe a solicitação e entra em contato para fazer o agendamento. “Realizamos somente atendimentos agendados. Este projeto se chama “Descobrindo o Parque” e permite uma vivência mais completa nos passeios pelo espaço. Temos recebido muitos visitantes, até mesmo em dias de semana estamos com pedidos para trilhas guiadas de grupos fechados”, destacou.
Equipe
Atualmente, a equipe de trabalho do Parque Arthur Thomas conta com funcionários próprios da Sema e colaboradores, dentre os quais operários do Creslon que contribuem com a manutenção da unidade. Também há funcionários terceirizados para limpeza de banheiros e salas. No geral, os serviços mantidos incluem limpeza das trilhas e lagos, banheiros e áreas comuns, atendimento ao visitante, manutenção predial, controle da fauna e flora invasoras, e manejo geral do PMAT, além da parte administrativa.
Com Ncom




