


Lula celebra retirada de tarifas pelos EUA e diz que sinaliza respeito
21 de novembro de 2025


Ipardes disponibiliza painéis com dados personalizados dos 399 municípios e das regiões
21 de novembro de 2025Redação Paiquerê
Londrina vem se consolidando como uma das cidades mais inteligentes do Brasil. Desta vez o reconhecimento veio da Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI), por meio do Prêmio Nacional ANCITI Awards, que tem como objetivo reconhecer as cidades e iniciativas com o melhor desempenho nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), Transformação Digital (TD) e Inovação.
Em cerimônia realizada na terça-feira (18), Londrina foi premiada com a segunda colocação na categoria Cidades de 500 mil até 1 milhão de habitantes, atrás apenas de Osasco (SP).
Única premiação nacional de Smart Cities com foco exclusivo nas ações dos municípios, o ANCITI Awards avalia as respostas de uma combinação de indicadores, com fontes públicas e locais, às soluções de inovação que vão desde meio ambiente, finanças e governança, segurança e tecnologia e conectividade a educação, mobilidade e urbanismo.
A comissão da ANCITI faz o diagnóstico das cidades inscritas na premiação e o mapeamento das soluções implementadas, analisando as seguintes temáticas: Serviços Digitais, Tecnologia e Inovação, Segurança da Informação, Infraestrutura de TI e Cidades Sustentáveis, Inteligentes e Resilientes.
Neste ano, o prêmio registrou 54 municípios inscritos de 17 estados e do Distrito Federal, sendo dez do Paraná (Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Pato Branco, Arapongas e Assaí). Foram premiadas as cinco mais bem colocadas de cada categoria. Londrina superou Joinville-SC (3ª), Vila Velha-ES (4ª) e Maceió (5ª).
Os outros municípios paranaenses contemplados foram Pato Branco, Assaí (respectivamente 2º e 4º colocados na Categoria Cidades até 100 mil habitantes), Maringá e São José dos Pinhais (respectivamente 3º e 5º na Categoria até 500 mil habitantes).
Reconhecimento
O prêmio da ANCITI foi mais um a consolidar Londrina como um dos ecossistemas de inovação mais eficientes do País. Em setembro, a cidade já havia sido classificada como as dez mais inteligentes entre os municípios com mais de 500 mil habitantes no Ranking Connected Smart Cities (CSC), promovido pelo Cidade CSC, em São Paulo, maior evento de inovação do País.
Em um ano, Londrina avançou sete posições na classificação geral do ranking, passando da 24ª posição em 2024 para a 17ª, com 55,25 pontos. A cidade é a quinta colocada na Região Sul, sendo que no Paraná está atrás apenas de Curitiba (5º) e Pato Branco (15º).
Com Ncom




