


Londrinense Diogo Decker entra para o seleto Hall Mundial do Ultra Triathlon
22 de maio de 2025


Nova fase da Choque de Ordem mira criminosos e amplia presença da GM nos bairros
23 de maio de 2025Redação Paiquerê
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) promove neste sábado (24), no Calçadão de Londrina, o Dia D pela Segurança no Trânsito. A data de mobilização, que compõe a programação do Maio Amarelo na cidade, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o elevado índice de mortos e feridos nas ruas, avenidas e rodovias por todo o Brasil.
O evento será realizado das 9h às 12h, no trecho compreendido entre a rua Professor João Cândido e a avenida São Paulo. Na ocasião, serão oferecidas diversas atividades voltadas ao público infantil, que não só absorve, mas também cobra dos pais o cumprimento das normas de segurança aprendidas.
Além de jogos como memória, dominó e Uno com a temática do trânsito – que, incorporados às ações de educação, favorecem o aprendizado e a retenção de informações –, as crianças terão a oportunidade de conhecer o minifusca da CMTU.
O modelo, que tem despertado o interesse dos pequenos desde que passou a ser utilizado pela companhia, em 2023, possui as características de um veículo comum, como motor à combustão, marchas, retrovisores, acelerador, freio, cintos de segurança, faróis e setas.
O protótipo tem capacidade para dois passageiros e conta com duplo comando, o que permite o acionamento dos freios pelos monitores em caso de necessidade. A adoção do veículo nas ações de conscientização busca ensinar, na prática, o uso do cinto de segurança, o respeito ao pedestre e à sinalização de trânsito.
Segundo o diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, a promoção de atividades educativas voltadas ao público infantil visa contribuir para a formação de pedestres e futuros motoristas conscientes. “Nessa fase da vida, a capacidade de aprendizado é muito grande, daí a importância de trabalharmos noções de segurança viária, respeito e cordialidade desde muito cedo. Nosso propósito é que esse conteúdo seja levado para sempre com a criança”, pontuou.
Dia de mobilização
O Dia D pela Segurança no Trânsito foi proposto pelo Observatório Nacional de Segurança Viária como data do Maio Amarelo especialmente reservada à intensificação de ações na área. Sugerida pelo órgão originalmente no domingo (25), a programação foi antecipada para sábado (24) em Londrina de modo a aproveitar o movimento do comércio de rua e, assim, ampliar o número de pessoas alcançadas.
Com Ncom