


Londrina alcança segunda posição no Paraná em utilização de recursos para cirurgias eletivas
24 de setembro de 2025


Ministério da Saúde reafirma que paracetamol não causa autismo
24 de setembro de 2025Redação Paiquerê
Começaram na segunda-feira (22) as obras de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Itapoã, na zona sul de Londrina. Os primeiros serviços incluem a remoção do piso cerâmico, que será substituído integralmente, além da demolição de estruturas e recortes na alvenaria.
A obra será executada pela empresa Antonini Engenharia Ltda, vencedora da licitação, com investimentos de R$ 579.799,98. O prazo previsto para conclusão é de 180 dias, com fiscalização a cargo da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP).
A UBS Itapoã, localizada na Rua Benedito José Theodoro, 258, foi fechada em 3 de setembro para a mudança de mobiliários e equipamentos. Durante o período de reforma, os atendimentos foram realocados. A maior parte está ocorrendo na Biblioteca Eugênia Monfranati, na Avenida Guilherme de Almeida, 2.260, no Jardim Ouro Branco. O atendimento odontológico foi transferido para a UBS do Jardim Piza, na Rua Veneza, 546, e a sala de vacinas está funcionando provisoriamente na UBS Pind, na Rua Firmino Lemes de Oliveira, 424, no Parque das Indústrias.
Com área construída de 391,47 m², a UBS do Jardim Itapoã foi inaugurada em 1998. Sua última reforma estrutural ocorreu em 2016, e a falta de manutenção desde então resultou em diversos problemas no prédio. O contrato firmado entre a Prefeitura e a construtora contempla pintura interna e externa, troca de pisos e revestimentos, além de melhorias no telhado.
Para ampliar a acessibilidade, serão instalados piso tátil e novas calçadas. Nos banheiros, as louças sanitárias serão substituídas e barras de apoio serão instaladas. A obra também prevê adequações na rede lógica e elétrica, nova iluminação e sinalização, além da troca de vidros e esquadrias metálicas.
Com Ncom