


Mulher de 42 anos é presa em Londrina por homicídio em Santa Catarina
26 de agosto de 2025


Luiz Daniel reconhece cobrança da torcida, mas destaca classificação antecipada do Londrina
26 de agosto de 2025Redação Paiquerê
No primeiro semestre deste ano, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) resgatou 305 cães e gatos em situação de rua ou que foram vítimas de maus-tratos. No mesmo período, foram 1.059 denúncias de maus-tratos. Os dados são do núcleo de Bem-Estar Animal (BEA) da CMTU, que também registrou 3.581 consultas de urgência e eletivas por meio do Hospital Veterinário Municipal.
Segundo o diretor de Bem-Estar Animal, Lucas Ferreira, os números do primeiro semestre demonstram a relevância crescente da causa animal e a importância do trabalho que a CMTU tem realizado em Londrina. “Nossas ações refletem um compromisso com a saúde e o bem-estar dos animais e, consequentemente, com a saúde pública, prevenindo a transmissão de zoonoses e promovendo a posse responsável”. Ainda segundo o diretor da CMTU, é fundamental “que a sociedade conheça o nosso trabalho e continue apoiando a fiscalização e as campanhas de conscientização”.
O gerente do BEA, Eder Campos, reforça as palavras do diretor e diz que os dados refletem o tamanho da causa animal hoje em Londrina. “Já são mais de 10 mil cães e gatos atendidos, por exemplo, com a entrega de 130 toneladas de ração, dentro do nosso programa Banco de Ração”.
Outros dados
Também nos seis primeiros meses de 2025, o Hospital Veterinário municipal aplicou 332 doses de vacinas polivalentes, registrou 521 internações e realizou 587 castrações. Também foi contabilizada a realização de 12 feiras de adoção, que resultaram em 86 adoções de cães e gatos.
Pelo Banco de Rações, foram entregues 93.151 quilos de ração para cães e 38.515 quilos para gatos no primeiro semestre. O programa municipal “Banco de Ração” é promovido regularmente pelo BEA e voltado exclusivamente a famílias de baixa renda e a protetores independentes cadastrados. Com a oferta das rações, o programa atendeu 5.701 cães e 4.548 gatos no período.
ADA
Nos números do primeiro semestre apresentados pelo BEA estão incluídos, também, o início dos tratamentos e serviços clínicos oferecidos aos 504 cães e 49 gatos da Associação Defensora dos Animais (ADA), que está sob intervenção judicial.
Desde o início da intervenção, em 8 de maio, a CMTU já realizou diversas feiras de adoção exclusivas para os animais da ADA. Atualmente há 367 cães e 28 gatos sob os cuidados da Companhia.
Com Ncom