


Mulher é presa após furtar oito garrafas de whisky e um pote de Nutella em supermercado da Gleba Palhano
25 de setembro de 2025


Ex-marido é detido pela PM em Londrina após entrar em condomínio armado com faca
26 de setembro de 2025Redação Paiquerê
O tempo segue marcado por contrastes no Paraná. No Norte do Estado, os ventos permanecem intensos nesta sexta-feira (26), com rajadas que podem chegar a 60 km/h, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). As temperaturas também estão mais elevadas na região, com máximas próximas dos 28 °C no Noroeste. Em Cornélio Procópio, por exemplo, as rajadas de vento alcançaram 68 km/h na madrugada de quinta-feira (25) e 70,2 km/h na noite de quarta (24).
Enquanto isso, a faixa Leste do Paraná enfrenta dias frios e nublados, com garoa em vários momentos. Em Curitiba, as máximas não passam dos 15 °C, cenário semelhante ao registrado em cidades vizinhas: Fazenda Rio Grande (15,2 °C), Lapa (15,8 °C) e Pinhais (14,3 °C). No Litoral, os termômetros não devem ultrapassar os 20 °C. “Os ventos continuam trazendo umidade do oceano, mantendo a nebulosidade e a sensação de frio”, explica o meteorologista Samuel Braun.
Nos Campos Gerais, a sexta-feira tem variação de nuvens, mas com períodos de sol. Já no Interior, fora da faixa Leste, o predomínio é de tempo aberto e temperaturas em elevação ao longo do dia.
Mudança no fim de semana
De acordo com o Simepar, uma nova frente fria deve mudar o cenário a partir do fim de semana. No sábado (27), as mínimas permanecem abaixo dos 10 °C no Centro-Sul e Campos Gerais, mas as temperaturas sobem ao longo do dia. No Oeste e Sudoeste, o sistema chega à noite, trazendo risco de tempestades.
No domingo (28), a frente fria avança para as demais regiões, com chuva prevista para praticamente todo o Paraná. No entanto, o Simepar avalia que o risco de tempestades será menor em comparação ao último final de semana. Ainda assim, entre o Noroeste e o Oeste, não está descartada a possibilidade de chuva mais intensa, acompanhada de descargas elétricas.
No Norte e no Leste, a instabilidade será irregular, com pancadas de chuva alternadas e sensação de abafamento. Nos Campos Gerais, as máximas podem chegar a 27 °C.
Monitoramento
Com mais de 120 estações meteorológicas, radares e sensores, o Simepar acompanha as condições do tempo em todo o Paraná e fornece informações para órgãos como a Defesa Civil. A previsão detalhada para os 399 municípios pode ser consultada no site www.simepar.br, com atualizações diárias de chuva, temperaturas, umidade e ventos.
Com AEN