


Câmara aprova em primeiro turno projeto que cria o Programa Regulariza Londrina
27 de agosto de 2025


PGR tem 5 dias para analisar indiciamento de Bolsonaro e Eduardo
27 de agosto de 2025Redação Paiquerê
O governo do Paraná confirmou que o Parque Estadual Mata dos Godoy, em Londrina, será reaberto para visitação no início de setembro. A decisão ocorre após pedido encaminhado pelo núcleo regional da Casa Civil, reforçado recentemente em entrevista da chefe regional do órgão, Sandra Moya, à Rádio Paiquerê 91,7, quando foi debatido o fechamento prolongado do espaço.
De acordo com o Instituto Água e Terra (IAT), responsável pela administração, a reabertura foi possível após a realização de adequações estruturais e a solução de problemas relacionados ao abastecimento de água.
Criado em junho de 1989, o Parque Estadual Mata dos Godoy está localizado a 13 quilômetros do centro de Londrina, na estrada para o distrito de São Luiz. Com 690,17 hectares de floresta subtropical inserida no bioma Mata Atlântica, é considerado um dos últimos fragmentos preservados desse tipo no Paraná. O espaço abriga cerca de 200 espécies de árvores, como peroba, angico, cedro, figueira e pau-marfim.
O parque oferece três trilhas de aproximadamente 1 quilômetro cada, em meio à mata fechada, e também é utilizado por pesquisadores e cientistas, devido à presença de diferentes espécies de aves, insetos e plantas.
O nome da unidade de conservação faz referência à família Godoy, antiga proprietária da área, que já mantinha a mata com objetivo de preservação antes da criação do parque.
Além da retomada das visitas ao Parque Mata dos Godoy, o governo estadual informou que as obras de reforma no Jardim Botânico de Londrina seguem em fase de conclusão.