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28 de maio de 2025Redação Paiquerê
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou, na manhã desta quarta-feira (28), a prestação de contas referente ao 1º quadrimestre de 2025, como prevê a Lei Complementar nº 141/2012. A audiência pública foi realizada na plenária da Câmara Municipal de Londrina, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais, e trouxe o relatório de investimentos, atividades e indicadores da SMS. A gravação está disponível para consulta no canal de YouTube da Câmara.
Superando o percentual mínimo de 15%, previsto na Constituição, a Prefeitura de Londrina já destinou à Saúde, em 2025, 16,93% das Receitas de Impostos e Transferências Constitucionais e Legais arrecadadas nos primeiros quatro meses do ano. Esse montante representa R$ 143.406.559,90 de recursos municipais investidos em melhorias e avanços para os serviços públicos de saúde. A previsão é que, no decorrer do ano, o percentual destinado aumente ainda mais, em conformidade com os incrementos nos investimentos. Somado aos recursos federais e estaduais, o total aplicado em Saúde no período foi de R$ 248.627.697,67.


Em sua apresentação, a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, salientou que, neste início de gestão, a SMS tem se pautado pelo planejamento, revisão de processos e reconstrução de serviços na área da saúde. “Encontramos a pasta em uma situação bastante precária, enfrentando uma significativa falta de recursos e um déficit de mais de R$ 30 milhões, mas estamos focados no resgate da credibilidade administrativa e assistencial, bem como na aproximação com os nossos parceiros. É uma reconstrução feita a muitas mãos. Uma das nossas medidas mais importantes foi viabilizar a contratação, através dos concursos públicos vigentes, de aproximadamente 500 novos profissionais que virão para reforçar a Secretaria, repondo parte das nossas 1.500 vagas em aberto. Até que eles cheguem, estamos adotando medidas como a contratação de profissionais terceirizados e a realização de horas extras pelos servidores”, afirmou.
Feijó destacou que, apesar dos desafios, a Secretaria Municipal de Saúde tem promovido ações e programas relevantes, como a campanha de vacinação lançada em abril, durante a ExpoLondrina. “A campanha de vacinação é um dos nossos carros-chefes. As vacinas são um grande instrumento de prevenção em saúde, dotado de bases teóricas e cientificas sólidas, que nos últimos anos vem sofrendo com as fake news, e com o questionamento por parte de uma ‘ciência’ não reconhecida. Iniciamos a nossa campanha na ExpoLondrina, com vacinas contra a influenza, a dengue e o HPV, e agora todas as UBSs do município oferecem continuamente todas as vacinas do Plano Nacional de Imunização”, pontuou.
A secretária de Saúde também elencou outros avanços importantes, como a adesão do Município ao programa Opera Paraná, do Governo do Estado, e ao Mais Acesso a Especialistas, do Governo Federal. Essas iniciativas visam, respectivamente, reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas e ampliar o acesso da população a consultas, exames e outros procedimentos diagnósticos e terapêuticos. “Em âmbito municipal, implantamos também o Clica e Confirma, uma plataforma on-line que permite que os usuários da rede municipal de saúde acessem, via internet, seus agendamentos e confirmem ou cancelem os horários, otimizando a fila de espera”, sublinhou.


Balanço do quadrimestre – Dentre as ações realizadas pela SMS no primeiro quadrimestre de 2025, destacam-se as atividades da campanha Londrina Sem Dengue, que incluíram o lançamento do Dia D Contra a Dengue. A cada semana, a iniciativa atua em um bairro diferente, com vistorias em imóveis, trabalhos de conscientização da população, distribuição de sacos verdes de descarte e coleta de materiais que podem acumular água.
Além disso, a pasta implantou, em março, a primeira Unidade da Rede Carinho no Pronto Atendimento (PA) do Jardim Leonor. O novo serviço busca oferecer atendimento especializado para crianças de até 12 anos, de forma descentralizada, acolhedora e humanizada.
Também em março, como parte das ações do Mês da Mulher, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abriram em horário estendido durante a semana, e também aos fins de semana, para oferecer atendimentos voltados ao público feminino. Participaram da ação as UBSs Alvorada (oeste), Armindo Guazzi (leste), Itapoã (sul), Vila Brasil (central) e Parigot (norte).
No primeiro quadrimestre, foi dado início ao mutirão de próteses auditivas, que será conduzido durante todo o ano, mediante um investimento de R$ 1,2 milhão. Até o momento, já foram distribuídos 390 aparelhos.
Em relação aos serviços prestados, a Atenção Primária em Saúde registrou 269.189 atendimentos e 1.019.632 procedimentos realizados. A produção odontológica contabilizou 30.788 atendimentos, com 54.787 procedimentos, enquanto as equipes de Saúde da Família efetuaram 163.915 atendimentos e 404.265 procedimentos.
Já a Diretoria de Urgência e Emergência em Saúde registrou um total de 251.987 consultas nas unidades de Pronto Atendimento de 16h, 18h e 24h. Além disso, o Pronto Atendimento Infantil (PAI) registrou 22.863 atendimentos com procedimentos.
Em comparativo com anos anteriores, as duas UPAs (Sabará e Centro-Oeste) e o PAI cresceram em números de atendimento, registrando praticamente o dobro desde 2019. Avaliando os números das UPAs, a média era de 350 atendimentos por dia, no ano de 2019. Agora, em 2025, a média foi de 540 pacientes por dia no mês de janeiro; 590 em fevereiro, 500 em março e 600 em abril, sendo que unidades desse porte têm previsão de atender 350 pacientes por dia.
O complexo regulador de urgência e emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), recebeu um total de 63.936 ligações. Ao todo, foram mais de 43 mil ligações em atendimentos médicos, 441 trotes, mais de 3,3 mil cancelamentos, 4.640 transferências e 12.088 em outros serviços e informações. Isso resultou em 12.910 atendimentos produzidos pelas ambulâncias do SAMU.
A Policlínica Municipal apresentou um total de 2.617 atendimentos nas especialidades de neurologista, pneumologista, reumatologista, urologista, cardiologista, dermatologista, geriatra, ginecologista, nefrologista, e outros profissionais de nível superior como enfermeiro e psicólogo clínico. A Maternidade Municipal Lucilla Ballalai registrou 4.407 atendimentos, entre partos normais e cesáreas, avaliações e internações. E, por fim, a Farmácia Municipal realizou um total de 63.735 atendimentos.
No período, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 22 contratações por concurso público, sendo duas no cargo de Assistência de Enfermagem, um assistente de Odontologia, quatro médicos pediatras plantonistas, um médico ginecologista plantonista e 14 enfermeiros.
Foram conduzidos, ainda, 11 cursos, capacitações e treinamentos que atenderam 564 servidores.
Todos os dados divulgados foram levantados pelos representantes das diretorias de Regulação da Atenção à Saúde; Atenção Primária à Saúde; Urgência e Emergência; Serviços Complementares em Saúde; Vigilância em Saúde; Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde; Logística e Manutenção em Saúde; Planejamento e Gestão em Saúde e Financeira, Compras e Serviços.
A apresentação completa de prestação de contas do 1º quadrimestre de 2025 será disponibilizada na página da Secretaria Municipal de Saúde, no Portal da Prefeitura de Londrina.
Com Ncom