


Número de autocracias supera o de democracias no mundo, diz estudo
28 de julho de 2025


Londrina tem 2.774 vagas abertas nas Agências do Trabalhador; Paraná bate recorde no ano
28 de julho de 2025Redação Paiquerê
A frente fria que avançou rapidamente sobre o Sul do Brasil no domingo (27) provocou temporais e ventos fortes em todas as regiões do Paraná, com impacto direto também sobre Londrina e o Norte do estado. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), rajadas de vento acima de 70 km/h foram registradas em nove municípios, incluindo Londrina, que teve pico de 71,6 km/h. Em Santo Antônio da Platina, o vento chegou a 83,5 km/h.
De acordo com o Simepar, o sistema foi causado pela intensificação de uma área de baixa pressão no Paraguai, que deu origem a uma frente fria com deslocamento de 150 km em apenas três horas. A rápida movimentação favoreceu ventos intensos em várias regiões. Já na madrugada deSTA segunda-feira (28), Londrina e Santo Antônio da Platina ainda registravam ventos superiores a 50 km/h.
O meteorologista Samuel Braun explicou que, embora a frente fria já tenha avançado para o Sudeste do país, a influência de um ciclone extratropical na costa gaúcha ainda pode manter os ventos fortes sobre o Paraná, especialmente nas regiões Sul e Leste.
Além dos ventos, a chuva retornou com força. Em algumas regiões do estado, o acumulado deste domingo já superou a média histórica de julho, como foi o caso de Foz do Iguaçu, Santa Helena, Cascavel, Toledo e São Miguel do Iguaçu.
Com AEN