


Dezembro terá chuva abaixo da média e mais dias de sol em todas as regiões, prevê Simepar
28 de novembro de 2025


Londrina acerta renovações de goleiro e zagueiro
28 de novembro de 2025Redação Paiquerê
A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) promovem a XI Conferência de Cultura da Cidade de Londrina. O objetivo desta edição é o levantamento de propostas para a revisão do Plano Municipal de Cultura, que posteriormente serão enviadas à Câmara Municipal de Londrina. O evento irá ocorrer nesta sexta-feira (28) e sábado (29), e será sediado no auditório da Prefeitura de Londrina, localizado na avenida Duque de Caxias, 635, Centro Cívico.
A Conferência é a culminância das reuniões preparatórias que ocorreram ao longo do ano, de forma on-line. Entre os objetivos desses encontros estavam a eleição dos delegados que vão compor a Conferência. “Foram reuniões preparatórias das câmaras setoriais, que são as linguagens culturais representadas no Conselho, e que fizeram então essas reuniões para o levantamento de quatro propostas em cada um dos eixos do plano”, destacou a diretora de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural da SMC, Solange Batigliana.
Na sexta-feira (28), a programação tem início às 18h30 com o credenciamento dos delegados. A cerimônia oficial de abertura está marcada para as 19h. Na sequência, às 19h30, ocorre a leitura e aprovação do regimento, com encerramento do evento previsto para as 21h30.
No sábado (29), o credenciamento ocorre das 8h30 às 10h. A plenária final começa às 9h, com apresentação e discussão das propostas levantadas nas reuniões preparatórias das câmaras setoriais e regiões. A pausa para almoço será às 12h, com retorno às 13h30 para a deliberação das propostas. O encerramento está marcado para as 18h.
Os delegados natos e eleitos irão levantar e discutir propostas para a revisão do Plano Municipal de Cultura. A composição final do texto, que será apresentado como projeto de lei, ficará a cargo de uma comissão paritária formada por membros indicados pelo Conselho Municipal de Política Cultural e pela Secretaria Municipal de Cultura.
Até o momento, 36 propostas foram levantadas pelas câmaras setoriais de Artes Gráficas, Artesanato, Cinema, Região Sul, Tradições Populares, Vilas Culturais, Música, Patrimônio Cultural e Teatro.
Com Ncom




