


Londrina ganha em combatividade, posse de bola, e bate o Caxias; veja estatísticas
29 de setembro de 2025


Médicos alertam para cuidados no volante durante gestação e puerpério
29 de setembro de 2025Redação Paiquerê
A Usina Cultural (Avenida Duque de Caxias, 4.159) está com inscrições abertas para a ação formativa “Descubra a Capoeira: Uma Jornada de Empoderamento para Mulheres”, ministrada pela capoeirista Dani Pinguim. A atividade é totalmente gratuita e voltada para todas as mulheres, cis e transgêneras, acima de 18 anos.
As aulas terão início em 2 de outubro e vão até 26 de fevereiro de 2026, todas as quintas-feiras, das 17h30 às 18h30. Serão disponibilizadas 30 vagas e as inscrições devem ser realizadas pela plataforma Sympla até a data em que a atividade começa.
A proposta da ação é utilizar a capoeira como ferramenta de transformação pessoal e social, promovendo o empoderamento feminino. As participantes terão aulas regulares de capoeira adaptadas a diferentes níveis de experiência. A programação contempla o desenvolvimento físico, emocional e cultural; workshops temáticos sobre a história e tradições da capoeira, explorando raízes afro-brasileiras; oficina de musicalidade com ênfase na mulher na capoeira e sua ancestralidade; e rodas de conversa para troca de experiências, incentivo ao cuidado coletivo e fortalecimento comunitário.
Segundo a ministrante da atividade, Daniela Rosa Américo (Dani Pinguim), o projeto busca aumentar significativamente a visibilidade e o número de mulheres praticantes de capoeira em diversos segmentos sociais, disseminando essa rica cultura por toda a comunidade. Além disso, visa ampliar o acesso à capoeira para uma parte significativa da população, com o objetivo de desmistificar preconceitos e valorizar os detentores do saber popular.
“Através da troca de experiências, o projeto pretende construir e fortalecer uma cultura sólida de capoeira na cidade, ao mesmo tempo em que expande a compreensão das participantes sobre a capoeira como um todo, incluindo sua prática e desenvolvimento em outras regiões do Brasil e do mundo”, complementou.
Sobre a ministrante
Dani Pinguim é capoeirista e idealizadora do Mulher, Resistência e União na Capoeira (Muruca), projeto que promove encontros femininos com o objetivo de valorizar a presença da mulher na capoeira. Já foram realizados dois encontros em Londrina: o primeiro em 2017 e o segundo em 2019.
Com uma trajetória marcada pelo ativismo, ensino e a criação de espaços seguros para mulheres nas rodas, Dani trabalha para fortalecer a participação feminina na modalidade por meio da troca, do cuidado e da coletividade. Sua missão é construir uma capoeira mais justa, inclusiva e representativa.
“Nesses encontros, tivemos palestras e rodas de conversa com psicóloga, historiadora, oficinas de capoeira angola, capoeira contemporânea, yoga e alongamento, além da tradicional roda de capoeira. Todo encontro foi liderado por mulheres para fortalecer as mulheres que fazem cultura”, disse.
O presidente da Usina Cultural, Alex Lima, comentou que é a primeira vez que a Vila Cultural está recebendo uma atividade de capoeira voltada para mulheres. “Acompanhava o trabalho de Dani há algum tempo e, ao elaborar as atividades para o projeto, percebi que algumas questões culturais estão diretamente relacionadas ao machismo e sexismo. Então, convidei-a para participar, com o objetivo de criar um espaço exclusivo para mulheres”, disse.
Segundo Lima, essa e outras iniciativas representam uma retomada da Usina Cultural, que agora está sendo ocupada diariamente com oficinas e workshops. “Nosso planejamento é expandir cada vez mais, para que a Usina volte a ter a relevância de antes, tornando-se um local acessível e ocupado por toda a população”, afirmou.
A oficina “Descubra a Capoeira” integra a programação do projeto “Pontes de Cultura – Engrenagens do Futuro”, realizado pela Usina Cultural. A iniciativa conta com recursos do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), viabilizados através da Secretaria de Estado da Cultura. A Usina Cultural tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), gerido pela Secretaria Municipal de Cultura.
Com Ncom