


Rota do Natal começa a funcionar neste domingo (30) a partir das 10h
29 de novembro de 2025


Justiça manda soltar Vorcaro e mais quatro sócios do Banco Master
29 de novembro de 2025Redação Paiquerê
O projeto Empresa Amiga da Criança, iniciado em 2025, encerrou suas atividades nessa primeira edição. Ao longo do ano, foram atendidos cerca de 934 alunos de 16 escolas da rede municipal de Londrina. A ação tem como objetivo aproximar a comunidade escolar do transporte coletivo, a partir de aulas e visitas práticas.
Os estudantes puderam conhecer o processo de funcionamento dos ônibus, com idas à garagem da Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) e conversas com motoristas e colaboradores. Com reflexões sobre o respeito e a segurança no trânsito, o projeto permitiu que as crianças aprendessem na prática conceitos sobre mobilidade urbana.
As ações foram divididas em etapas pedagógicas e vivenciais, ambas mediadas pela equipe técnica e operacional da TCGL. No primeiro momento, as turmas eram recepcionadas e tinham uma aula educativa sobre o transporte coletivo, com orientações sobre prevenção de acidentes e o cuidado no trajeto escolar. Depois dessas atividades, os alunos dialogam com os profissionais em um espaço de troca de experiências, os aproximando dos conceitos de forma lúdica.
Para Angelita Somenzari, coordenadora da Escola Municipal Anita Garibaldi, na região leste, o projeto proporcionou aos alunos uma experiência prática sobre o funcionamento do transporte da cidade. “A visita ampliou a visão dos estudantes sobre a importância da organização e do trabalho coletivo para o bom funcionamento do transporte urbano. Foi muito enriquecedor, despertando o interesse dos alunos e contribuindo para o aprendizado deles de forma significativa”, ressaltou.
Ao todo, o projeto Empresa Amiga da Criança atendeu 16 escolas da rede municipal durante seu primeiro ano de funcionamento. Foram atendidas 934 crianças, que puderam aprender sobre temas como cidadania, sustentabilidade e meio ambiente de forma didática durante suas atividades.
Segundo Maria Luiza Martins, gestora de Recursos Humanos da TCGL, o projeto garantiu um bom aproveitamento das escolas, e pretende ampliar suas atividades. “Tudo foi planejado com o propósito de proporcionar aos alunos uma tarde pedagógica com conceitos voltados ao transporte coletivo. O resultado foi extremamente positivo, o que nos motiva a manter o projeto para o ano de 2026”, explicou.
Em seu encerramento, a TCGL entregou um “Livro de Memórias” à Secretaria da Educação, produzido a partir das imagens de visitações ocorridas durante 2025.
Escolas – Confira abaixo a lista das 16 escolas da rede municipal que visitaram a TCGL durante a realização do projeto Empresa Amiga da Criança em 2025:
Escola Municipal Nair Auzi Cordeiro
Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Júnior
Escola Municipal Eugênio Brugin
Escola Municipal Atanázio Leonel
Escola Municipal Osvaldo Cruz
Escola Municipal Haydee Colli Monteiro
Escola Municipal Professor Juliano Stinghen
Escola Municipal Senador Gaspar Velloso
Escola Municipal Sônia Parreira Debei
Escola Municipal Anita Garibaldi
Escola Municipal San Izidro
Escola Municipal Professora Geni Ferreira
Escola Municipal Nina Gardemann
Associação de Pais e Amigos dos Portadores da Síndrome de Down
Escola Estadual Tiradentes, Escola Municipal Noêmia Malanga
Escola Municipal Professor Joaquim Pereira Mendes
As ações do projeto são realizadas em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Com Ncom




