


Justiça paga R$ 2,3 bi em atrasados do INSS; veja quem tem direito
29 de dezembro de 2025


Programa conclui formação de 109 mil agentes de saúde em todo país
30 de dezembro de 2025Redação Paiquerê
Na segunda-feira (29), a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) e o Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (SESCAP-LDR) assinaram o termo de cooperação técnica que garante aos microempreendedores individuais (MEIs) de Londrina atendimento especializado, gratuito e presencial com contadores associados ao sindicato, diretamente na Sala do Empreendedor.
A parceria representa um avanço significativo na política pública de apoio ao empreendedorismo local. A partir do acordo, os MEIs passam a contar, ao menos uma vez por semana, com orientação técnica qualificada para demandas que exigem acompanhamento profissional, como desenquadramento por excesso de faturamento, regularização fiscal, planejamento tributário e organização financeira do negócio. Antes, nesses casos, o empreendedor era orientado a buscar atendimento externo. Agora, todo o suporte inicial passa a ser ofertado dentro da própria estrutura pública.
A medida é especialmente estratégica já para o início de 2026. Historicamente, o mês de janeiro concentra um grande volume de atendimentos relacionados ao desenquadramento do MEI, quando muitos empreendedores ultrapassam o limite anual de faturamento e se deparam com dúvidas, insegurança jurídica e risco de irregularidades.
Com a presença dos contadores, o atendimento se torna mais seguro, ágil e resolutivo, permitindo que o empreendedor comece o ano com orientação correta, redução de riscos e mais previsibilidade para o negócio. A previsão é que na primeira semana útil de janeiro seja feito o alinhamento e que, a partir de 13 de janeiro, todas as terças-feiras de manhã um contador associado do SESCAP esteja na Sala do Empreendedor para atendimento.
Para o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Cesar Makiolke, a parceria eleva o nível do serviço público ofertado. “Quero agradecer ao SESCAP por mais esse passo conjunto. O know-how dos profissionais da contabilidade vai contribuir de forma decisiva para a saúde dos MEIs, garantindo orientação técnica qualificada, prevenção de problemas fiscais e mais segurança para quem empreende. Isso reflete diretamente no fortalecimento dos pequenos negócios e no crescimento da economia de Londrina”, afirmou.
O presidente do SESCAP LDR, Euclides Nandes Correia, destacou que a iniciativa vai além do atendimento imediato. “Esse atendimento especializado é a porta de entrada de um projeto que pode e deve crescer muito. A partir dos dados, das demandas identificadas e da escuta qualificada que esse serviço vai proporcionar, teremos subsídios para construir uma série de novas ações, formações e políticas públicas ainda mais assertivas para os empreendedores. É inteligência aplicada ao serviço público, com impacto direto no desenvolvimento da cidade”, completou o presidente.
A parceria reforça o papel da Sala do Empreendedor como ponto estratégico de apoio ao pequeno negócio e consolida Londrina como referência em atendimento ao empreendedor, conectando poder público, entidades de classe e profissionais especializados em favor do desenvolvimento econômico sustentável do município. A Sala do Empreendedor fica na sede da SMTER, na rua Pernambuco, 162, e funciona das 8h às 17h.
Com Ncom




