


Londrina implanta ISS Digital para modernizar e simplificar a apuração do imposto sobre serviços
31 de janeiro de 2026


Assistência Social faz mutirão de entrega do cartão Comida Boa no dia 7 de fevereiro
31 de janeiro de 2026AEN.PR.GOV.BR
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta sexta-feira (30) em Ibiporã, no Norte do Estado, o novo Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Professora Eleuza Maria Alício Semprebom. A estrutura, que atenderá até 1.200 alunos em três turnos, é uma das mais modernas do Paraná, com laboratórios especializados e salas climatizadas com ar-condicionado. O investimento foi de R$ 23 milhões, entre obra e mobiliário.
Iniciada em meados de 2014, em outra gestão, a obra foi paralisada logo em seguida após investigações do Ministério Público do Paraná que culminaram na Operação Quadro Negro, que apontou irregularidades na construção de unidades escolares. O governador Ratinho Junior determinou que todas as obras paralisadas fossem retomadas logo no início de sua gestão, com praticamente todas as unidades finalizadas.
“Essa é uma obra que estava paralisada antes de eu assumir como governador. Retomamos todas e hoje estamos entregando uma estrutura de educação profissionalizante moderna para a população. Isso é dar oportunidade para os jovens que, além de estudar, vão aprender uma profissão aqui dentro também. É um colégio grande, com 12 salas de aula e que vai atender muitos alunos de Ibiporã e região”, destacou Ratinho Junior.
“Mais do que isso, vai dar a esses jovens a oportunidade de se profissionalizar a partir dessa escola, inclusive com profissões modernas, como técnico na área de inteligência artificial, área que vem crescendo muito no mundo e aqui no Brasil não é diferente. Só aqui nesse colégio foram mais de R$ 20 milhões, um investimento alto justamente para mantermos o Paraná com a melhor educação do Brasil”, acrescentou.
As matrículas para o ano letivo de 2026 estão abertas, com as aulas iniciando junto com toda a rede estadual, no dia 5 de fevereiro. Inicialmente, serão ofertados os cursos técnicos integrados de Administração e de Inteligência Artificial, com previsão de que outras formações sejam incluídas na grade da instituição.
O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, ressaltou que essa é a primeira instituição da rede de ensino a contar com o curso técnico de inteligência artificial, junto a outras 30 unidades pelo Estado. “Nós retomamos essa obra para dar uma solução e entregar à comunidade de Ibiporã um colégio profissionalizante. E aqui temos algo inédito, o primeiro curso de inteligência artificial será estabelecido nesse colégio, possivelmente o primeiro do Brasil”, explicou.
O CEEP de Ibiporã conta com uma área construída de 6,5 mil metros quadrados, dentro de um terreno de 17 mil m², doado pela prefeitura. São 12 salas de aula, 10 laboratórios, entre física, química, biologia, informática e cursos técnicos, biblioteca, auditório, cozinha, refeitório, quadra poliesportiva coberta e pátio coberto. O espaço é todo adaptado para pessoas com deficiência, com elevador, rampas de acesso e banheiros com barras de apoio.
A nova unidade vai atender a demanda de estudantes por cursos técnicos na área da Educação Profissional de Nível Médio, tanto no modelo integrado (durante a formação do ensino médio) quanto subsequente (após a conclusão dessa etapa de ensino) em Ibiporã e região.
Para a diretora da unidade, Fabiane Luzia Menezes Santos, toda a comunidade ganhará com a abertura do CEEP. “A cidade de Ibiporã tem um potencial de crescimento muito grande, e a formação profissional e tecnológica vem para ampliar as possibilidades dos nossos estudantes, trazer mais oportunidades, com uma formação mais ampla, para que eles possam se inserir no mercado de trabalho de uma maneira mais tranquila”, explica.
“Temos laboratório de informática e também os específicos, que são voltados para a oferta de cursos como Mecânica Automotiva, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Cuidadores de Idosos, e que poderão ser ofertados aqui no futuro. Contamos também com uma biblioteca com dois ambientes, dividida entre o espaço do acervo e o de estudos e pesquisas. É uma estrutura muito bem organizada”, finaliza a diretora.
O secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, lembra que Ibiporã passou por um grande processo de industrialização nos últimos anos, sendo necessário grandes estruturas para suprir a demanda do mercado de trabalho. “Precisamos sempre investir em educação para capacitar os jovens. É uma unidade maravilhosa, um centro que vai oferecer contraturno e formação profissionalizante, algo em que a gente acredita muito. É dar essa alternativa ao estudante, sobretudo por essa realidade regional, que demanda muita mão de obra para a área industrial e comercial”, opinou.
“Investimento em educação nos dá muito orgulho e felicidade. Lembrando que o Paraná tem a melhor educação pública do País, e são investimentos como esse que garantem que esse projeto avance e que possamos assegurar tranquilidade e oportunidades aos nossos alunos”, finalizou.
PRESENÇAS – Participaram da inauguração o secretário de Estado da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani; a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona; os deputados federais Luísa Canziani e Luiz Carlos Hauly; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Alexandre Curi, os deputados estaduais Cloara Pinheiro, Evandro Araújo e Jairo Tamura; e demais lideranças locais.




