


Exceções do tarifaço representam 43,4% do valor exportado aos EUA
31 de julho de 2025


Iago Teles renova com o Londrina até 2028
31 de julho de 2025Redação Paiquerê
A Secretaria Municipal de Defesa Social divulgou, na quarta-feira (30), o balanço das atividades da Guarda Municipal de Londrina (GML) referentes ao primeiro semestre de 2025. O relatório destaca avanços em áreas como segurança urbana, combate ao tráfico de drogas, patrulhamento preventivo, trânsito e ações educativas.
Entre janeiro e junho, a GML atendeu a 11.824 ocorrências, com 524 encaminhamentos à Central de Flagrantes. Houve também intensificação de operações em áreas estratégicas da cidade, como a região central, com a continuidade da Operação Choque de Ordem. A ação conta com apoio da Patrulha Central e de uma base operacional inaugurada neste semestre, reforçando a presença ostensiva da corporação em pontos de maior vulnerabilidade.
Um dos dados mais expressivos do relatório é a apreensão de mais de 95 quilos de entorpecentes, resultado de ações integradas de grupamentos especializados como o GEPE, GMUC, Patrulha Rural, Romucam e Grupo de Operações com Cães. Foram retirados de circulação aproximadamente 85,8 kg de maconha, 6,7 kg de cocaína e 2,9 kg de crack.
A atuação da GML também contribuiu diretamente para a localização e prisão de foragidos da Justiça. No primeiro semestre, foram cumpridos 72 mandados de prisão, número três vezes maior que o registrado no mesmo período de 2024. A intensificação de patrulhamentos e o uso de tecnologias contribuíram para esses resultados.
No trânsito, a Guarda Municipal registrou 3.705 veículos fiscalizados, 6.634 autuações, 490 remoções ao pátio municipal e 144 testes de etilômetro. A atuação incluiu apoio a operações, eventos, interdições, acidentes e ações educativas.
No ambiente escolar, foram realizadas 3.602 ações de segurança em unidades da rede municipal. A Patrulha Maria da Penha atendeu 246 ocorrências de violência doméstica, resultando em 69 prisões em flagrante. Já nas ações educativas, mais de 6.800 pessoas foram impactadas com palestras sobre temas como bullying, violência, cidadania e segurança. O projeto Guarda Municipal Mirim atendeu 230 crianças em quatro escolas.
A Defesa Civil, que integra a pasta, contabilizou 192 atendimentos relacionados a destelhamentos, alagamentos, deslizamentos e vistorias estruturais. Também houve participação em simulações e ações de monitoramento de áreas de risco.
Ao longo do semestre, a instituição promoveu 1.861 participações em atividades de capacitação para seus agentes, com foco em saúde mental, defesa pessoal, técnicas operacionais e direitos humanos. Segundo a Secretaria de Defesa Social, o aumento no número de denúncias e solicitações por parte da população reforça a confiança nos serviços da GML e impulsiona a continuidade das operações.
Além das ações operacionais, o setor administrativo teve papel fundamental na modernização da frota, aquisição de equipamentos estratégicos, ampliação do videomonitoramento e na gestão de recursos e contratos para fortalecer a estrutura da corporação.
O balanço reforça o compromisso da Guarda Municipal com um serviço público moderno, próximo da comunidade e voltado à promoção da segurança e cidadania em Londrina.
Com Ncom