


Impacto de sanções a Moraes deve ser reduzido, dizem especialistas
31 de julho de 2025


Trump cita Bolsonaro, Moraes e plataformas para justificar taxação
31 de julho de 2025Redação Paiquerê
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina apresentou na quarta-feira (30) uma análise com dados que indicam a redução progressiva dos casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no município. A reunião ocorreu na sede da pasta e contou com a presença de técnicos da Saúde, representantes de serviços municipais e hospitais da cidade.
A apresentação teve como objetivo mostrar os resultados do plano de contingência iniciado em junho, após um aumento expressivo nos casos de doenças respiratórias. Entre as ações adotadas estiveram a ampliação da vacinação contra a Influenza, com estratégias extramuros, e o reforço do monitoramento de indicadores, além da manutenção de atendimentos regulares nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Segundo o levantamento da SMS, o número semanal de notificações de gripe caiu de 485 para 274 entre o fim de junho e o fim de julho, com média de 345 registros semanais nas últimas seis semanas. O pico de casos foi de 687 registros em meados de junho.
Os casos de SRAG também apresentaram queda no mesmo período. As notificações semanais caíram de 84 para 20. Entre crianças menores de 12 anos, a média de internações ficou abaixo dos registros de maio, com apenas nove e seis casos nas duas últimas semanas, respectivamente. Em adultos e adolescentes, a média semanal caiu de 33 para 14 casos.
A taxa de positividade dos vírus respiratórios em circulação, segundo dados das Unidades Sentinela, também diminuiu. Os vírus mais comuns identificados foram Adenovírus, Rinovírus, Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Influenza A e H1N1.
A cobertura vacinal contra a gripe aumentou de 20% em abril para 50% em junho. Até o momento, foram aplicadas 181.071 doses, sendo 58,7% destinadas a idosos, 36,5% a crianças e 27,52% a gestantes. Todas as UBSs seguem aplicando a vacina de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, para toda a população.
O boletim mais recente, referente à semana de 20 a 26 de julho, registrou 14 casos de SRAG em adultos e seis em crianças, com uma taxa de positividade de 50% — queda em relação aos 73,7% da semana anterior. O número de atendimentos por síndromes gripais representou 35,52% dos casos no Pronto Atendimento Infantil (PAI) e 17,25% nos demais prontos atendimentos e UPAs.
Com a redução da demanda, a UBS Ouro Branco, na região sul da cidade, deixará de ser unidade de referência para síndromes respiratórias. Ao longo de 2025, Londrina registrou 100 óbitos relacionados a SG e SRAG. Segundo a SMS, a maioria dos pacientes que morreram por Influenza não havia se vacinado.
A Secretaria informou que continuará monitorando os dados epidemiológicos e mantendo as ações de prevenção e controle em curso.
Com Ncom