


Concha Acústica terá show e telão para Brasil x Haiti nesta sexta (19)
18 de junho de 2026


Casal denunciado por coagir adolescentes a produzirem conteúdo pornográfico é condenado a mais de 300 anos de prisão
19 de junho de 2026Wilhan Santin
Redação Paiquerê
O café era o grande produto do Norte do Paraná quando um grupo de influentes agricultores e pecuaristas se uniu para fundar uma entidade que seria das mais longevas da região.
Em 17 de junho de 1946, aconteceu a primeira reunião dos fundadores, lançando a Associação Rural de Londrina, que depois se tornaria a Sociedade Rural do Paraná.
Em nota publicada no Jornal Paraná Norte de 20 de junho de 1946, eles avisaram aos “lavradores e criadores dos municípios de Londrina, Caviúna, Apucarana, Sertanópolis e Assaí” que a entidade estava nascendo e convidaram a todos para participar da assembleia geral, que aconteceria na semana seguinte, na sede da Associação Comercial de Londrina.
Assinaram a nota 25 membros fundadores da Associação Rural de Londrina, entre eles Celso Garcia Cid, Horácio Sabino Coimbra, Hugo Cabral e Arthur Thomas.
Hugo Cabral, que se tornaria prefeito de Londrina no ano seguinte, foi eleito o primeiro presidente, tendo Manoel Gonçalves Garcia como vice.
Em 1954, entusiastas da colônia nipônica, bem-organizados na Associação Cultural e Esportiva de Londrina, a ACEL, promoveram uma Exposição Agrícola, exibindo, sobretudo, produtos da grande área rural de Londrina, provando que, além do café, as terras vermelhas podiam emprestar a sua fertilidade a uma vasta gama de frutas, hortaliças e raízes.
No ano seguinte, a Associação Rural de Londrina, associou-se à ACEL, para um evento maior, unindo a pecuária.
Dessa forma, em 23 de julho de 1955, foi aberta a 1ª Exposição Pecuária e a 2ª Exposição Agrícola de Londrina, com a presença do governador, Adolpho de Oliveira Franco, e do prefeito Milton Menezes.
Antônio Fernandes Sobrinho, que se tornaria prefeito de Londrina, era o presidente da Associação Rural na época e discursou elogiando a capacidade dos homens do campo de toda a região.
Os animais da Exposição Pecuária ficaram no Jóquei Clube e a Exposição Agrícola concentrou-se no Mercado Shangri-lá, que havia sido inaugurado no ano anterior.
Em 18 de agosto de 1965, a entidade passou a ser denominada Sociedade Rural do Norte do Paraná, assumindo o nome definitivo, Sociedade Rural do Paraná, em 12 de dezembro de 1970.
Nesta edição especial do Paiquerê no Agro, entrevistamos Marcelo Janene El-Kadre, que está completando seu segundo mandato à frente da instituição.
Em quatro anos, El-Kadre implantou um plano de modernização organizacional na entidade e consolidou a SRP como uma voz importante no cenário nacional do agronegócio. Ouça a entrevista completa no áudio acima deste texto.




