


Outubro Rosa tem balanço positivo em Londrina, mas a prevenção deve continuar durante todo o ano
3 de novembro de 2026


Vitória anuncia demissão do técnico Jair Ventura
3 de novembro de 2026Wilhan Santin
Redação Paiquerê
Hoje é dia de responder a perguntas aqui no Paiquerê no Agro. Vamos começar com o Roberto Araújo, de Marechal Cândido Rondon. Ele quer saber quando a soja começou a ser cultivada no Brasil.
Roberto, obrigado pela mensagem. Para responder, eu recorri ao livro “O Brasil da soja”, escrito pelo Geraldo Hasse.
Originária da China, a Glycine max, que é o nome científico da soja, começou a se espalhar pelo mundo a partir de 1500. Ao Brasil chegou somente no final do século 19, havendo um registro do
primeiro plantio na Bahia em 1882.
Poucos anos depois, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) distribuía sementes para alguns curiosos que se interessavam em cultivar a soja em pequena escala.
Já no comecinho do século 20, os imigrantes japoneses a plantavam em suas hortas para produzir o shoyu, produto fundamental na gastronomia nipônica.
No Rio Grande do Sul, o cultivo também começou nos primeiros anos do século 20, ganhando impulso na região de Santa Rosa a partir da década de 1920, quando sementes da variedade amarela chegaram às mãos dos agricultores, trazidas dos Estados Unidos por um pastor chamado Albert Lehenbauer.
.Foi ele que teria mostrado para os colonos da região o poder alimentar da oleaginosa. Fervida com água e depois servida aos porcos em forma de lavagem, complementando a alimentação com abóbora, mandioca e milho, a soja propiciava engorda mais rápida.
Do Rio Grande do Sul, a soja se espalhou pelo Brasil.
Plantio Direto
O Daniel Santos, estudante de Agronomia em Ribeirão Preto, pergunta se temos dados sobre as perdas de solo por erosão antes do plantio direto.
Daniel, no livro “O Brasil possível – a biografia de Herbert Bartz”, encontrei o seguinte: Reportagem de fevereiro de 1974 publicada no suplemento agrícola do jornal “O Estado de São Paulo” relatava que duas arações provocavam a perda de 15 toneladas de solo em cada hectare. Dependendo das condições de declive e pluviosidade da propriedade, a perda de solo
em um ano podia ser de 36 a 44 toneladas de terra por hectare.
Imagine perder 15 toneladas de solo em um hectare, para ficar no dado mais conservador. Ainda bem que evoluímos. Bons estudos, Daniel.
Safra 2026/2027
A produção de soja do Paraná na safra 2026/2027 está projetada em 22,75 milhões de toneladas, aumento de 4% em relação ao ciclo anterior. O dado faz parte da nova Estimativa de Safra divulgada, nessa quinta-feira (29/10), pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).
A estimativa considera área de 5,74 milhões de hectares destinada à soja. O plantio já alcançou 62% da área prevista e, entre as lavouras implantadas, 88% apresentam boas condições, 11% estão em condição média e 1% em condição ruim. Os números ainda podem mudar conforme o avanço do ciclo e as condições climáticas nos próximos meses.




