


CMTU amplia tempo de permanência da Zona Azul na Duque de Caxias
30 de abril de 2025


Com nova metodologia, Deral apresenta preços de terras de 2025
30 de abril de 2025Redação Paiquerê
A Prefeitura de Londrina, por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação (SME), inicia a campanha de vacinação nas unidades escolares voltada a atualizar as carteirinhas vacinais dos alunos da rede municipal. A aplicação das vacinas vai começar na segunda-feira (5), mas a SMS e a SME já realizam as ações de preparo e logística do processo.
Entre outros trabalhos, foi feito um diagnóstico de todas as escolas municipais, Centros Municipais (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) e da situação das carteirinhas vacinais de cada um de seus alunos. Também houve reuniões com as coordenadoras das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em que foram discutidos os protocolos de vacinação segura nas escolas, com a presença de médicas que forneceram orientações e tiraram dúvidas. No momento, as coordenadoras das UBSs estão contatando as diretoras das unidades escolares para agendar a realização das ações.
No total, o público-alvo da campanha é de aproximadamente 9.600 crianças que estão com suas carteiras de vacinação incompletas. Conforme a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, o objetivo é posteriormente expandir a ação também para as escolas estaduais, sendo que reuniões entre a SMS e os diretores destas unidades já estão agendadas. “Quando nós encerrarmos o processo de vacinação nas escolas municipais, daqui a cerca de três meses, vamos expandir a oportunidade para as escolas estaduais e possivelmente também ofertaremos para a deliberação das escolas particulares, em caso de interesse”, disse.
Feijó destacou que a vacinação dos alunos só poderá ser feita mediante a apresentação de termo de autorização assinado por seus pais ou responsáveis. “É importante salientar que essa é uma decisão dos pais, e que os alunos para quem a atualização vacinal for ofertada deverão levar a carteirinha de vacinação e a autorização assinada por seus pais ou responsáveis”, afirmou.
Ainda segundo a secretária municipal de Saúde, a campanha será feita nos horários de funcionamento regular das escolas e não incluirá a vacina contra a dengue, por conta de suas especificações técnicas. “A meta do Ministério da Saúde para vacinação infantil no Brasil é atingir 95% de cobertura para as vacinas nos municípios. Porém, aqui em Londrina a nossa cobertura infelizmente ainda está baixa, em torno de 30%. Portanto, nós temos que fazer todos os esforços necessários para aproximar da população a oportunidade de acesso à vacina”, sublinhou.
Dia D de Vacinação contra a Influenza
No dia 10 de maio, sábado, a Secretaria Municipal de Saúde realizará o Dia D de Vacinação Contra a Influenza. Na ocasião, duas UBSs de cada região da cidade estarão abertas, das 8h às 17h, para atender o público geral. Para ser vacinado, é preciso comparecer à Unidade Básica de Saúde escolhida munido da carteirinha de vacinação.
Com Ncom