


AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS
10 de maio de 2025


Saúde amplia vacinação contra a gripe para toda a população
10 de maio de 2025Redação Paiquerê
De segunda-feira (12) ao dia 18 de maio, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) participa da 23ª Semana Nacional de Museus. No total, Londrina sediará 15 ações, entre atividades e exposições, realizadas em cinco locais. Algumas das exposições permanecerão abertas até o dia 30 de maio. A programação completa, bem como as datas e locais das atividades que fazem parte do evento, será divulgada no perfil de Instagram da Secretaria Municipal de Cultura (@secretariadeculturalondrina).
“O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação” é o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para a edição deste ano. A proposta é refletir sobre o papel dos museus em um mundo marcado por mudanças aceleradas e transformações profundas, destacando sua importância como agentes de transformação em comunidades dinâmicas e diversificadas. Além disso, o evento busca fomentar a consolidação dos museus como espaços essenciais para reflexão, preservação e promoção da cultura.
Considerando o tema proposto, a equipe de museus e instituições ligadas à memória em Londrina firmou uma parceria para organizar a programação local, oferecendo à população uma variedade de atividades.
Neste ano, participam como realizadores o Museu de Arte de Londrina, Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH), Sesc Cadeião e Museu da Sociedade Rural do Paraná. Para a diretora de Ação Cultural da SMC, Maria Luísa Alves Fontenelle, a colaboração entre as instituições amplia e enriquece a programação. “É uma oportunidade de reunir acervos, exibir trabalhos, vídeos e informações, ampliando o diálogo com o público. Essa união fortalece iniciativas, potencializa o que cada espaço desenvolve e oferece uma agenda plural, acessível a todas as idades e conectada ao tema proposto”, destacou Fontenelle.
Entre as atividades previstas está a exposição “Museu entre outros passados e novos futuros”, composta por obras de arte, vídeos, documentos e objetos históricos dos acervos das instituições parceiras. A mostra poderá ser visitada no Sesc Cadeião (Rua Sergipe, 52, Centro), de 13 de maio a 10 de julho.
Segundo a diretora do Museu Histórico de Londrina, Edméia Ribeiro, a exposição é fundamental para evidenciar a diversidade de linguagens, acervos e o trabalho desenvolvido por cada museu. “Queremos ressaltar a importância dessas instituições em um mundo cada vez mais efêmero e passageiro que vivemos”, afirmou.
Os interessados em receber os certificados de participação nos eventos da Semana de Museus deverão se inscrever no site da Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) entre os dias 14 e 18 de maio. O link do formulário será divulgado no perfil de Instagram do Museu Histórico.
A Semana Nacional de Museus é uma ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), realizada anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio. Durante esse período, museus e instituições culturais brasileiras previamente inscritas desenvolvem programações a partir de um tema comum definido.
Com Ncom