


Professoras de CEIs filantrópicos entram em greve
13 de maio de 2025


Londrina convoca pacientes para cirurgias pelo Programa Opera Paraná
13 de maio de 2025Redação Paiquerê
Começam nesta semana as obras de recuperação da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Ricardo. O prefeito Tiago Amaral assinou na segunda (12) a autorização para o início da reforma, e as equipes da unidade já estão atendendo nas UBSs do Ideal e Vila Fraternidade, que ficam nas proximidades.
Com investimentos de R$782.542,00, a obra será executada pela empresa Smart Link Soluções LTDA, contratada pelo Prefeitura por meio da concorrência pública n°004/2024. São previstos nessa reforma os serviços de pintura, troca de piso e revestimento, melhorias no telhado, instalação de piso tátil e calçadas, substituição de louças sanitárias, implantação de nova rede lógica e de instalações elétricas.
A obra também abrange nova iluminação e sinalização da unidade, implantação de guarda-corpo e corrimão, jardinagem na área externa, novos vidros e esquadrias metálicas, entre outros serviços. O prazo estipulado em contrato para conclusão da reforma é de 150 dias, contados a partir da assinatura da ordem de serviço.
Implantada em 1986 com o nome “Unidade Básica de Saúde Iosio Antonio Ueno”, a UBS da Vila Ricardo ganhou uma nova sede no ano de 2012, com ampliação da área construída de 151,65 m² para 548,8 m². No entanto, desde então, o prédio não recebeu intervenções nem manutenções significativas, o que resultou em grande desgaste de sua estrutura.
Localizada na Rua Rosa Branca, 246, a UBS da Vila Ricardo é referência para cerca de 7.500 moradores dos bairros Jardins Casarim, Damasco, Meton, Ouro Preto, Panorama, Rosa Branca, San Rafael, Sérgio Antonio, Taliana 1 e 2, Vila Ricardo, Parque Taúna, Vila Glória, Conjuntos Residenciais Carlos Moreira e Evaldina Silva, Rosa Branca e Assentamento São Rafael.
Segundo a coordenadora da UBS da Vila Ricardo, Márcia Brenny, no decorrer dessa reforma as consultas médicas e com demais profissionais, acompanhamento pré-natal e de puericultura serão realizados nas UBSs do Ideal (Rua Ametista, 419) e Vila Fraternidade (Rua Santa Madalena, 89). “Para os demais atendimentos, como aplicação de vacina, curativos e fornecimento de medicamentos, os usuários podem procurar qualquer UBS. Nesse início, entendemos que a obra pode causar incômodos, mas ao retornarmos para a UBS reformada será um momento de muita alegria, para todos”, afirmou.
Com Ncom