


Acolhimento a pessoas em situação de rua com a Operação Noite Fria 2025 é intensificado
15 de maio de 2025


Boletim da dengue em Londrina aponta mais de 15 mil notificações e sete bairros com alta incidência
16 de maio de 2025Redação Paiquerê
A JET é a primeira empresa credenciada para operar a locação de patinetes elétricos em Londrina, conforme divulgado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e publicado na edição da última quarta-feira (14) do Diário Oficial do Município. A empresa operava desde dezembro de 2024 sob contrato de teste e com renovações mensais desde abril para que os cidadãos não deixassem de ser atendidos com o serviço de micromobilidade.
A informação sobre a definição da operação ocorre na semana anterior à comemoração dos seis meses de atuação da JET em Londrina, com mais de 70 mil usuários únicos cadastrados para utilizar os patinetes no Centro e parte da região Sul, áreas autorizadas pelo Município para o tráfego dos equipamentos.
“O nosso serviço foi muito bem acolhido em Londrina onde já existe uma malha cicloviária de mais de 50 quilômetros”, destaca o diretor de Relações Governamentais da JET, Darkhan Torekhanov. “Também compreendemos que o estímulo à micromobilidade nos une ao Município, uma referência nacional em smart city (Cidades Inteligentes), principalmente por se destacar nos serviços e boas práticas de urbanismo e tecnologia da informação”.
A empresa confirma os bons resultados de atuação na cidade, e que, em diálogo com a administração municipal, seguirá aperfeiçoando o serviço em prol da comunidade.
Menos de 14,2 mil CO² na atmosfera
Ao longo de seis meses de operação, mais de 70 mil usuários únicos baixaram o APP JET e utilizaram os patinetes no Centro e parte da região Sul de Londrina, áreas autorizadas pelo Município para o tráfego dos equipamentos.
No total, foram registrados mais de 75 mil quilômetros rodados, o que significa, na prática, que deixaram de ser emitidos 14,2 mil quilos de CO² no transporte daqueles que adotaram os patinetes como meios de locomoção pela cidade. Um dado importante quando pensamos no futuro da micromobilidade do Município, já que a emissão de carbono afeta diretamente o aquecimento global. Ao oferecer opções de micromobilidade urbana aos munícipes, o poder público se torna agente direto na redução da emissão de gases de efeito estufa.
Segurança
Nesses seis primeiros meses de operação, a JET também reforçou o seu compromisso com a segurança do trânsito na cidade. Durante o período, a empresa já promoveu três edições da Escola de Direção Segura que atraiu cerca de 600 pessoas. Durante este evento, os usuários realizam percursos para praticar o equilíbrio entre cones e, até mesmo, aprender sobre regras de estacionamento dos patinetes. No próximo sábado (17), ocorre uma nova edição na Praça Nishinomiya, conhecida popularmente como Praça do Aeroporto, a partir das 9h30 em uma ação em parceria com a CMTU na campanha nacional do Maio Amarelo pela paz no trânsito.
Outro ponto reforçado durante as escolas de direção segura e, também, em todos os canais oficiais da JET é sobre o uso de equipamentos de segurança como capacetes. Apesar da legislação federal, incluindo a Resolução Contran 996, não exigir o uso de capacete para veículos autopropelidos como patinetes, é altamente recomendado o uso dos capacetes para a segurança do usuário.
Com Assessoria