


Ampliação de escola no João Paz deve beneficiar centenas de alunos até 2026
21 de maio de 2025Redação Paiquerê
Nesta quinta-feira (22), o Boulevard Shopping Londrina terá uma programação especial para celebrar um ano da parceria da NIAD, administradora do empreendimento, com a ONG portuguesa ColorADD, que trouxe um sistema inovador de acessibilidade para pessoas com daltonismo, tornando-se a primeira administradora da América Latina a sinalizar seus shoppings com o alfabeto das cores para daltônicos.
A partir das 14 horas, no piso superior, os visitantes do empreendimento poderão realizar testes de Ishihara, aplicados pelo Hoftalon – Hospital de Olhos, que permitem avaliar a capacidade de cada um em diferenciar as cores. Muitos que passaram pelo espaço do ColorADD nesse um ano do projeto tiveram, pela primeira vez, o diagnóstico do daltonismo. Esta informação tem o potencial de transformar profundamente a vida dessas pessoas, oferecendo-lhes a oportunidade de compreender e lidar melhor com sua condição.
Às 16 horas acontece uma dinâmica educativa com as crianças do Centro de Convivência Infantojuvenil — Clube das Mães Unidas. As crianças receberão cubos mágicos para que possam conhecer mais sobre o alfabeto das cores por meio de brincadeiras. Durante a atividade, poderão adesivar os cubos com os códigos referentes às cores. Outra dinâmica será a interação das crianças com um óculos especial que permite ver como as pessoas diagnosticadas com daltonismo enxergam, facilitando a percepção e a compreensão na limitação da visão.
Atualmente, mais de 90% das informações no mundo utilizam cores como fator primário na comunicação. E o daltonismo é uma condição que afeta o dia a dia de 9 milhões de pessoas no Brasil e 350 milhões no mundo, gerando dificuldades de integração e de acessibilidade, além de perda de diversas oportunidades.
Especialmente no varejo, o uso do ColorADD vem promovendo mudanças significativas na experiência de consumo de pessoas com daltonismo. No Boulevard Shopping Londrina, o alfabeto das cores está aplicado em diversas áreas como como estacionamentos, banheiros, fraldário, caixas coletoras de resíduos, lixeiras, pilastras, bebedouros, estação solidária, placas de sinalização, painéis informativos e área de descarte.
Segundo Eduardo Borges, CEO da NIAD, esse não é um projeto pontual. É um compromisso da companhia com a sociedade para debater o daltonismo, pensar nas necessidades e criar ambientes mais acessíveis para todos. “É um compromisso social para inspirar e transformar a vida das pessoas, dentro e fora dos nossos shoppings. Uma inovação simples, mas com um impacto gigantesco na vida dos daltônicos”, avalia Borges.
Com Assessoria