


Londrina terá 680 novas moradias, mas fila da habitação popular ainda é desafio
26 de maio de 2025


Londrina tem mais de 2,4 mil vagas de emprego abertas; maioria é para linha de produção
26 de maio de 2025Redação Paiquerê
Comprometida em expandir e modernizar o parque tecnológico da cidade, a Londrina Iluminação ampliou em mais de 28 mil metros quadrados, o equivalente a cerca de quatro campos oficiais de futebol, a área iluminada em LED do município, apenas nos primeiros três meses deste ano.
De janeiro a março foram entregues 53 obras, com um custo total de R$ 1.418.732,31. E as demandas eram antigas. Aproximadamente 30% das solicitações feitas por cidadãos, lideranças comunitárias e requerimentos da Câmara Municipal tinham, no mínimo, mais de dois anos e algumas chegavam a passar de 15 anos.
No total, a equipe de Operações da empresa implantou 100 novos postes, entre viários, ornamentais e superpostes, que receberam 284 luminárias em ruas e praças de todas as regiões da cidade e distritos rurais. Além disso, foram instalados 92 refletores em quadras poliesportivas e campos de futebol e também houve a implantação de dois quilômetros de rede de baixa tensão no município.
O diretor de Operações da Londrina Iluminação, Vitor Horita, apontou que o balanço do primeiro trimestre reflete o comprometimento da equipe em garantir um serviço com qualidade e eficiência.
“Nosso time de Operações é excelente, temos um pessoal altamente capacitado, técnico e eficiente. E eles são conscientes de que temos que estar atentos e sempre próximos aos cidadãos londrinenses, para conseguir ajudá-los em todos os desafios do dia-a-dia em relação à iluminação pública”, afirmou.
Horita explica ainda que nestes primeiros meses de gestão o foco tem sido zerar as muitas demandas reprimidas, para que a companhia passe a atuar fortemente nas ações envolvendo Cidade Inteligente e monitoramento.
A determinação do prefeito Tiago Amaral é que a Londrina Iluminação, em atuação integrada com CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), CTD (Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento) e secretarias municipais, amplie suas atribuições de modo a gerar eficiência na prestação de serviços de segurança e zeladoria aos cidadãos.
“Temos demandas represadas de até 15 anos que não andavam. Nossa meta nesse primeiro trimestre e no segundo, que ainda está no meio, é de eliminar essas demandas antigas e começar a trabalhar em paralelo com as questões de Cidade Inteligente e monitoramento e levar mais eficiência à população. A equipe está a todo vapor e temos potencializado, cada vez mais, porque o objetivo final é levar eficiência e qualidade ao cidadão londrinense”, pontua.
EXPANSÃO
Um dos principais pontos viários que ganharam iluminação é a alça de acesso entre a Avenida Brasília (perímetro urbano da BR-369) e a Rodovia Carlos João Strass, em ambos os sentidos. Ali foram instalados 23 novos postes com 25 luminárias em LED, garantindo a claridade necessária para a segurança dos motoristas que trafegam diariamente pelo local.
Outra melhoria que vinha sendo reivindicada pela comunidade há décadas foi a instalação de iluminação em uma importante via de ligação entre os jardins Coliseu e Império do Sol, na zona norte. A Rua Otto Edmund Riihmann margeia o fundo de vale por onde corre o Ribeirão Quati e vinha sendo apontada pelos moradores como uma das mais perigosas da área devido à escuridão em alguns trechos.
Além da sensação de insegurança, a vizinhança também se queixava de que a rua havia virado ponto de descarte irregular de lixo e alvo de frequentes disputas de “rachas” entre motoristas nos finais de semana. Transtornos que os moradores esperam não sofrer mais com a instalação dos quatro postes e oito luminárias em LED na rua.
Com Ncom