


INSS começa a devolver a aposentados mensalidades associativas
26 de maio de 2025


Estudo mapeia “bancada da bala”, que tem poucos projetos sobre armas
26 de maio de 2025Redação Paiquerê
O atleta Igor Tofalini terminou a Copa do Mundo de Paracanoagem com medalha inédita e de ouro. No último sábado (24), ele disputou a final da categoria VL2, para competidores com mobilidade de tronco e braços, e sagrou-se campeão. Tofalini garantiu a medalha para a Seleção Brasileira ao completar os 200 metros em 53s33. A competição foi sediada em Poznan, na Polônia.
Atleta da equipe Rema Londrina/FEL/Iate Clube, Igor Tofalini venceu a Copa do Mundo de Paracanoagem pela primeira vez na carreira. Antes, ele havia “batido na trave” em duas oportunidades, quando conquistou medalhas de prata.
“Estou saindo da Copa do Mundo com a medalha de ouro. Fiz uma ‘dobradinha’ ao lado do Fernando Rufino, que é um grande amigo e atleta campeão paralímpico. Para mim, é muito importante remar ao lado de um grande atleta igual ele”, disse Tofalini, em entrevista concedida para a Confederação Brasileira de Canoagem, logo após a prova final.
Este é o terceiro título de nível mundial de Igor Tofalini. Em 2018 e 2022, ele conquistou medalhas de ouro em outra competição, o Campeonato Mundial de Paracanoagem. Em 2025, o Campeonato Mundial será disputado na Itália, em agosto, e Igor Tofalini vai participar em busca de mais um título.
Além de Igor Tofalini, outro atleta do Rema Londrina/ FEL/ Iate Clube conquistou medalha. Giovane Vieira disputou a final da categoria VL3, para competidores com mobilidade de perna, tronco e braços, e ficou com a prata, ao cruzar os 200 metros em 48.39s. Também estava a serviço da Seleção Brasileira na Polônia o técnico londrinense Gelson Moreira de Souza.
Igor, Giovane e Gelson integram o Instituto Rema Londrina, que tem incentivo do Proesporte, da Copel e apoio do Governo do Estado do Paraná. Além disso, o projeto tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL), bem como do Iate Clube de Londrina.
Integrante da Seleção Brasileira desde 2016, Tofalini é contemplado do Programa Bolsa Atleta, do Governo Federal, Geração Olímpica e Paralímpica, do Governo Estadual, além de ter patrocínio e apoio da Loterias Caixa, da Tick Titos Alimentos e da Tatanka Clothes.
Com Ncom