


Entorno do Aeroporto de Londrina sofre com impactos ambientais e problemas de infraestrutura
8 de julho de 2025


Produção de veículos cresceu no primeiro semestre, diz Anfavea
8 de julho de 2025Redação Paiquerê
Com a chegada de um novo lote com 100 mil testes rápidos para detecção de Influenza A, Influenza B e Covid-19, a 17ª Regional de Saúde de Londrina deve receber 8.500 unidades nos próximos dias. Os exames foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) junto ao Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), em uma compra de R$ 800 mil com recursos do Tesouro Estadual.
A distribuição contempla todas as 22 regionais do Paraná e tem como foco as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), prontos atendimentos hospitalares e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), reforçando a rede pública no atendimento de casos suspeitos de síndromes respiratórias.
Na avaliação da Sesa, o uso dos testes rápidos permite o diagnóstico imediato e agiliza o início do tratamento com o antiviral oseltamivir, conhecido como Tamiflu, que pode reduzir complicações, internações e mortes.
O reforço na testagem ocorre em um momento de alta nas notificações de vírus respiratórios no estado. Desde dezembro de 2024, foram registrados 15.752 casos, o que representa um aumento de 7% em relação ao boletim anterior, além de 829 mortes confirmadas.
Além de Londrina, outras regionais com maiores volumes previstos de testes são Curitiba (27.180), Maringá (7.700), Cascavel (5.140) e Ponta Grossa (5.600). A expectativa da Sesa é que os lotes comecem a ser entregues aos municípios ainda nesta semana.