


Prefeitura e órgãos técnicos discutem alternativas para acesso da BR-369 à Serra dos Pirineus
18 de julho de 2025


Em pronunciamento, Lula diz que tarifaço é “chantagem inaceitável”
18 de julho de 2025Redação Paiquerê
O engenheiro eletricista e ex-presidente do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), Brazil Versoza, foi eleito na quarta-feira (16) para representar o Paraná no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Esse é o órgão máximo que representa e fiscaliza o exercício profissional da engenharia e agronomia no Brasil, atuando em nível federal, em conjunto com os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Crea).
Versoza e seu suplente, o engenheiro eletricista Leandro Grassmann, de Curitiba, receberam 3.553 votos válidos, equivalentes a 57,77% do total. Ao todo, 18 conselheiros integram o Confea, dentre os quais 16 representam unidades da federação e dois são eleitos dentro das instituições de ensino, sendo um da área de engenharia e o outro, da agronomia.
A cada eleição, realizada anualmente, um terço das cadeiras é renovado para um mandato de três anos, sem possibilidade de reeleição. Como a quantidade de vagas no órgão é menor que o número de estados da federação, é feito um rodízio para definir quais estados serão representados em cada gestão. Além disso, o rodízio estabelece as modalidades de engenharia que terão vaga no Confea. Conforme o procedimento, o Paraná terá dois representantes da área de engenharia elétrica durante o triênio 2026-2028. Neste escrutínio, também foram eleitos conselheiros da Bahia (engenharia agrônoma), Ceará (engenharia civil), Maranhão (engenharia civil), Rio Grande do Sul (engenharia elétrica) e Tocantins (engenharia industrial).
Segundo Versoza, ele é o primeiro londrinense a ser eleito para integrar o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. “Tivemos uma votação muito expressiva em Londrina, o que mostra que os profissionais da cidade querem ser representados no Confea”, disse.
Além de participar das reuniões plenárias do órgão, realizadas mensalmente em Brasília, o engenheiro também integrará as comissões do Confea. Ele destacou que é um profissional do setor produtivo há mais de 40 anos, e salientou a importância da presença desse segmento nos órgãos e conselhos profissionais.
“É importante dar opiniões e compartilhar perspectivas porque isso ajuda a melhorar nossas profissões. Como conselheiro, meu objetivo será promover a transparência e a otimização do uso dos recursos destinados pelos profissionais ao Confea, para que as profissões recebam um retorno efetivo. Além disso, pretendo contribuir para que as entidades de classe dos municípios tenham mais autonomia e abordar questões como a qualidade do ensino de engenharia e como estimular o interesse dos jovens por essa área. Vou trabalhar, também, para fortalecer o associativismo e incentivar os profissionais a participarem das entidades representativas, pois isso é muito importante”, sublinhou Versoza.
O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, parabenizou Versoza pela conquista e frisou a importância de Londrina ser representada no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. “A engenharia molda a realidade social e, portanto, precisamos de representantes que efetivamente levem as nossas pautas, pois isso impacta na vida de todos nós. Conheço o Brazil há muitos anos e sei da capacidade e do comprometimento que ele tem, bem como o foco no coletivo. É um profissional muito preparado e de extrema confiança; como conselheiro, certamente vai proporcionar ótimos frutos para Londrina e para o estado”, afirmou.
Com Ncom