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Londrina recebeu na quinta-feira (4) um dos maiores pacotes de obras de infraestrutura dos últimos anos. O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve na cidade para autorizar a duplicação de duas das principais vias urbanas do município e inaugurar mais uma etapa da duplicação da PR-445, rodovia que conecta a região Norte à capital e ao Porto de Paranaguá.
As intervenções urbanas envolvem a duplicação da Avenida Saul Elkind, a maior de Londrina, e da Rua Joni Belai Aguiar, que juntas somam 5,77 quilômetros de obras e R$ 28,4 milhões em investimentos, sendo R$ 27 milhões de repasse estadual a fundo perdido e o restante de contrapartida da Prefeitura.
Ratinho Junior destacou a importância estratégica da obra para o desenvolvimento regional. “Estamos dando início à licitação da duplicação da Avenida Saul Elkind, uma das mais importantes de Londrina, que atenderá também Cambé. São cidades conurbadas que precisam planejar juntas o futuro, e essa obra, que também atenderá o futuro distrito industrial de Londrina, contribuirá significativamente para trazer mais desenvolvimento para todo o Norte do Paraná”, afirmou.
A duplicação da Saul Elkind abrangerá 5,2 km, entre a PR-445 e a Rua Luiz Leoni, garantindo mobilidade e integração com Cambé. Já a Rua Joni Belai Aguiar receberá serviços em um trecho de 650 metros. As obras incluem pavimentação em CBUQ, drenagem, sinalização, iluminação pública e urbanização.
Cidade Industrial
As obras estão diretamente ligadas à implantação da futura Cidade Industrial de Londrina, localizada na Zona Norte, com investimento de R$ 37,9 milhões e previsão de gerar pelo menos 10 mil empregos. O projeto já tem mais de 74% de execução e prevê loteamento fechado com infraestrutura completa, reforçando a vocação da cidade para receber indústrias e diversificar sua economia, hoje fortemente apoiada no comércio e nos serviços.
PR-445: duplicação histórica
Além das obras urbanas, o governador inaugurou o trecho de 27 km duplicados da PR-445 entre Mauá da Serra e Lerroville, em Londrina, com investimento de R$ 249,3 milhões. Ratinho Junior também assinou a ordem de serviço para o início da última etapa, entre Lerroville e Irerê, em um projeto de R$ 470 milhões que prevê oito novas pontes e melhorias no traçado.
“A população terá uma rodovia mais segura, que dará suporte à logística, à produção agrícola e industrial da região Norte, que cresce muito. Onde há estrada duplicada, o número de acidentes cai, em especial os fatais. E quando uma empresa pensa em se instalar em uma região ela observa a infraestrutura, se tem rodovias, ferrovias, portos. É nisso que estamos investindo no Paraná”, ressaltou o governador.
Segundo ele, a obra encerra uma espera de décadas. “Um dia de muita festa para a região Norte do Paraná, em especial para quem utiliza a PR-445, que liga Londrina a Tamarana, seguindo até a Rodovia do Café. É uma obra que há décadas era muito esperada, pois já se sabia da importância da duplicação. Eu fiz um compromisso com Londrina e com a região de que iríamos resolver esse problema em dois lotes, e é o que estamos fazendo hoje”, declarou.
Impacto regional
Com os investimentos, Londrina se consolida como polo estratégico de desenvolvimento no Paraná. As duplicações urbanas vão beneficiar diretamente cerca de um quarto da população da cidade, concentrada na zona Norte, enquanto a PR-445 assegura integração regional, segurança e capacidade logística para o escoamento da produção agrícola e industrial.
Ratinho Junior reforçou que os projetos têm impacto direto na vida das pessoas e no futuro econômico da região. “Estamos entregando o primeiro trecho pronto, já sendo utilizado, e ao mesmo tempo iniciando a execução da segunda e última parte. Assim, teremos Londrina totalmente integrada a um corredor duplicado que chegará até Paranaguá”, completou.
Com AEN