


Cristiano quer que Floresta “sinta peso” da torcida do Londrina
12 de setembro de 2025


Gaeco deflagra operação que investiga tentativa de manipulação em jogo do Londrina
12 de setembro de 2025Redação Paiquerê
A obra de duplicação da PR-445 entre os distritos Lerrovile e Irerê, em Londrina, deve começar em outubro. A intervenção dá sequência a uma obra histórica de ampliação da capacidade da rodovia para aumentar a capacidade de escoamento da produção do município. O investimento será de R$ 470 milhões e serão duplicados 23,8 quilômetros.
A execução ficará a cargo da Caminhos do Paraná, antiga concessionária responsável pelo trecho, conforme acordo judicial firmado com o Estado do Paraná e homologado na Justiça Federal.
A obra completará um trecho total de 66 quilômetros duplicados da rodovia. O primeiro lote, de 15,8 quilômetros entre Londrina e Irerê, foi entregue à população em 2021, e o segundo lote, de 27 quilômetros entre Lerrovile e Mauá da Serra, foi inaugurado no início de setembro deste ano.
O projeto técnico contempla a construção de oito novas pontes, duas interseções em nível nos acessos a Guaravera e Taquaruna, seis retornos em nível, correções de traçado e curvas, seis pontos de ônibus, oito acessos em nível e restauração completa da pista existente. O projeto executivo de engenharia foi desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) e atualizado pela concessionária para execução da obra.
A duplicação da PR-445 representa uma conquista histórica para a região de Londrina, que há décadas aguardava pela modernização da estrada. A duplicação representa uma alternativa segura e eficiente à BR-376 para o escoamento da produção da região Norte do Estado até o Porto de Paranaguá.
O acordo judicial que viabilizou a execução da terceira etapa foi resultado do trabalho conjunto do DER/PR e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). O entendimento liquidou as pendências da antiga concessionária com o Governo do Estado, garantindo a continuidade das obras sem ônus adicional para o erário estadual.
LERROVILE A MAUÁ DA SERRA
O Governo do Estado investiu R$ 249,3 milhões no trecho de 27 quilômetros entre Mauá da Serra e Londrina, entregue neste mês. A nova configuração da rodovia contempla uma pista com 7,20 metros de largura, sendo duas faixas de rolamento de 3,60 m cada, acostamento externo de 2,50 m e faixas de segurança interna variando entre 0,60 m e 1 m. O pavimento escolhido foi o flexível, que assegura alta durabilidade e conforto aos usuários.
Foi implantado um viaduto no acesso a Tamarana, no km 25,50, construídos marginais, acessos e correções de traçado para aprimoramento da geometria e da segurança viária. Também foram implantados 11 retornos em nível, além da construção das pontes sobre os rios Apucaraninha e Santa Cruz.
A pista existente passou por remendos profundos nos pontos danificados da base e sub-base da pista, remendos superficiais para tratar de danos somente na camada asfáltica, fresagem, reperfilagem com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e nova sinalização horizontal.
Além disso, está em andamento a implantação de um viaduto no acesso a Lerroville, dentro do mesmo contrato de duplicação, com conclusão prevista para dezembro de 2025. Essa obra visa ampliar as condições de segurança e a fluidez no tráfego local e regional, uma vez que a realidade do trecho mudou desde o início dos serviços de duplicação.
Com AEN