


Operação resulta em prisão por tráfico de drogas no União da Vitória
17 de setembro de 2025


Londrina abre venda antecipada de ingressos para jogo contra o Caxias
17 de setembro de 2025Redação Paiquerê
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina anunciou o encerramento da divulgação dos boletins semanais de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs). A decisão ocorre diante do cenário epidemiológico considerado favorável, com redução significativa no número de casos e internações.
Recentemente, o Paraná também deixou o estado de alerta que havia sido instituído pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Resolução nº 1.014/2025, em razão do avanço das síndromes respiratórias.
Em Londrina, o enfrentamento ao aumento de casos nos meses anteriores envolveu a ativação do Plano de Contingência Municipal, em 30 de maio. Entre as medidas adotadas estiveram a intensificação da vigilância nas Unidades Sentinelas, a implantação de uma Unidade de Referência na UBS Ouro Branco para atendimento de Síndromes Gripais, a ampliação dos atendimentos ambulatoriais infantis e a realização de campanhas de vacinação em massa, inclusive extramuros.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin, as medidas foram tomadas em tempo oportuno e tiveram impacto positivo. “A atuação integrada, aliada ao monitoramento contínuo e às estratégias preventivas, fortaleceu o controle da situação e contribuiu de forma positiva para a redução dos impactos das síndromes respiratórias em Londrina”, afirmou.
A diretora destacou ainda a importância da manutenção dos cuidados básicos de prevenção, como a higienização frequente das mãos e o uso de máscara em situações específicas. Ela também reforçou que as vacinas contra a influenza e contra a Covid-19 continuam disponíveis para os públicos-alvo nas Unidades Básicas de Saúde.
Vacinação
Neste ano, Londrina aplicou 184.918 doses da vacina contra a influenza, sendo 148.666 destinadas à população-alvo, composta por idosos, crianças e gestantes. Esse número representa uma cobertura de 53,55% desse grupo, com 108.279 idosos, 35.624 crianças e 4.763 gestantes vacinados.
No Paraná, a campanha resultou na aplicação de 3.648.672 doses, alcançando 2.918.527 pessoas da população-alvo, o que corresponde a 54,43%. Nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, foram aplicadas 50.875.139 doses, das quais 46.929.604 contemplaram o público prioritário, equivalente a 48,63%.
Com Ncom