


Adolescente é apreendido com drogas e R$ 400 na zona leste
17 de setembro de 2025


Governo quer reduzir fila do INSS para até 45 dias
17 de setembro de 2025Redação Paiquerê
Entre os dias 18 e 25 de setembro, cidades de todo o Brasil realizam atividades da Semana Nacional de Trânsito, período voltado à conscientização e à educação para um tráfego mais seguro. Em Londrina, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) estenderá a programação até o dia 27, com ações que envolvem diferentes públicos.
Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a campanha de 2025 tem como foco o controle da velocidade, considerado o principal fator de risco para a ocorrência e a gravidade dos sinistros.
A abertura oficial em Londrina será na quinta-feira (18), às 14h, no Centro Cívico, com a presença de autoridades municipais e estaduais, além de uma simulação de resgate de vítimas promovida pelas forças de segurança integradas.
Segundo o diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, a atuação da companhia busca reduzir acidentes e preservar vidas. “Os registros mostram que os acidentes mais graves, com maior índice de óbitos, têm como causa principal o desrespeito à sinalização e o excesso de velocidade. Trabalhamos por uma mobilidade plena, satisfatória, mas com segurança”, afirmou.
Atividades programadas
A agenda contará com ações educativas em escolas, participação no Dia da Sergipe, atividades no Residencial Flores do Campo e eventos voltados à mobilidade sustentável, como a celebração do Dia Mundial Sem Carro, em 22 de setembro, na praça Nishinomiya.
Também estão previstas blitze educativas, curso de pilotagem defensiva para motociclistas, a tradicional bênção dos carros no Santuário Eucarístico Mariano e a campanha Olhe e Sinalize, voltada à segurança de pedestres nas faixas de travessia.
De acordo com Mara Lúcia Diniz de Assis, coordenadora de Segurança Viária e Educação no Trânsito da CMTU, o objetivo é chamar a atenção da sociedade para a necessidade de reduzir os índices de mortalidade. Entre janeiro e julho deste ano, 39 pessoas perderam a vida em sinistros viários em Londrina. “Em sua maioria, as vítimas são homens jovens com a vida toda pela frente. Precisamos mudar esse quadro para fazer do nosso ambiente urbano um espaço seguro de convivência”, destacou.
Conscientização nacional
Instituída em 1997 pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito busca engajar motoristas, passageiros, ciclistas, motociclistas e pedestres em prol de um convívio mais seguro nas vias. A campanha deste ano reforça que a redução da velocidade pode diminuir distâncias de frenagem, ampliar a percepção do entorno e reduzir os impactos em caso de colisões.
Com Ncom/CMTU