


Segurança pública recebe novas viaturas e helicópteros em solenidade em Londrina
20 de setembro de 2025


Polícia Civil confirma identidade de quatro corpos encontrados em Icaraíma
20 de setembro de 2025Redação Paiquerê
Deflagrada na última segunda-feira (15), a Operação Sinergia III já contabiliza a apreensão de 11,9 toneladas de drogas em diferentes regiões do Paraná. A ação integra a Missão Paraná II, iniciativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp-PR) que concentra atividades nesta semana em municípios do Norte e Norte Pioneiro.
Segundo o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a operação reforça o enfrentamento ao crime de forma articulada. “A presença ostensiva nas ruas e as abordagens direcionadas são parte do nosso compromisso de garantir a segurança e a tranquilidade da população”, destacou.
As ações envolvem todos os 399 municípios paranaenses e já resultaram em mais de 15 mil pessoas abordadas, 256 prisões em flagrante e a fiscalização de 841 locais. Também foram apreendidos 781 mil maços de cigarros contrabandeados, cerca de R$ 60 mil em espécie, 26 veículos e 422 armamentos, entre armas de fogo, brancas e munições.
Do total de drogas retiradas de circulação, 9,8 toneladas correspondem à maconha, além de cinco quilos de cocaína, dez quilos de haxixe e 513 unidades de drogas sintéticas. Até agora, também foram cumpridas 419 ordens judiciais.
A operação ganhou reforço interestadual na quinta-feira (18), em Jacarezinho, na divisa com São Paulo, com a integração de policiais militares paulistas. O efetivo da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) inclui 72 agentes, 24 viaturas e uma aeronave, atuando pelo 31º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) e pelo Batalhão de Operações Especiais (Baep).
Para o major Pilon, do BPM/I de Ourinhos, a parceria fortalece a eficiência das ações. “As operações conjuntas demonstram a integração e a organização entre as secretarias de Estado em prol de uma segurança pública mais duradoura”, disse.
A Missão Paraná II, da qual a Sinergia III faz parte, tem como meta aproximar as forças policiais da sociedade em cerca de 66 municípios, beneficiando diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas.
Com AEN