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Os leilões dos dois últimos lotes do programa de concessões de rodovias do Paraná já têm data marcada para este mês. O lote 4 será disputado no dia 23 de outubro e o lote 5 no dia 30 de outubro, ambos na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. Juntos, os trechos somam 1.058 quilômetros de extensão e devem receber R$ 29,7 bilhões em investimentos entre obras e custos operacionais.
Os dois lotes abrangem rodovias das regiões Norte, Noroeste, Oeste, Centro-Oeste e Vale do Ivaí, beneficiando não apenas o tráfego interno do Estado, mas também a circulação de veículos vindos do Paraguai, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O lote 4, com 627,5 quilômetros, terá impacto direto na região Norte, especialmente em Londrina e municípios vizinhos. O trecho contempla três rodovias federais (BR-272, BR-369 e BR-376) e oito estaduais (PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986), ligando Guaíra, na fronteira com o Paraguai, até Nova Londrina, na divisa com São Paulo.
Estão previstos R$ 18 bilhões em melhorias, com 231 quilômetros de duplicações, 87 quilômetros de faixas adicionais e 59 quilômetros de novos contornos, incluindo os contornos Norte e Leste de Londrina. O pacote também prevê 39,4 quilômetros de vias marginais, 34 quilômetros de ciclovias, 39 passarelas e oito passagens de fauna, além de dispositivos de segurança e pontos de parada.
Uma das obras mais aguardadas é a duplicação da PR-323, rodovia estratégica que interliga cidades importantes como Maringá, Cianorte e Umuarama.
Já o lote 5, com 430,7 quilômetros de extensão, prevê R$ 11,7 bilhões em investimentos. O projeto inclui 238 quilômetros de duplicações, 20 de vias marginais e 3,7 de contornos, além da construção do Contorno de Guaíra. As rodovias contempladas são as BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317.
Com esses dois novos contratos, o programa estadual de concessões rodoviárias chegará a 3,3 mil quilômetros de estradas sob gestão da iniciativa privada — 1,1 mil quilômetros delas estaduais. O prazo de concessão é de 30 anos, e o volume total de investimentos ultrapassa R$ 60 bilhões, no maior pacote rodoviário da América Latina.
As obras previstas devem melhorar a fluidez, reduzir o tempo de deslocamento e reforçar a segurança nas rodovias que cortam o Norte do Estado, consolidando Londrina como um dos principais eixos logísticos do Paraná.
Com AEN