


Iago Teles garante foco total do Londrina no título
17 de outubro de 2025


Todos sabem minha posição sobre mulheres no STF, diz Cármen Lúcia
17 de outubro de 2025Redação Paiquerê
Neste sábado (18), das 8h às 17h, Londrina terá o Dia D do Outubro Rosa, com a abertura de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), urbanas e rurais, para oferta de preventivo, avaliação das mamas e solicitação de exames como a mamografia, se necessário. O objetivo é reforçar os cuidados preventivos contra os cânceres de mama e de colo de útero.
O preventivo é voltado a mulheres de 24 a 65 anos e a solicitação da mamografia para as de 40 a 74 anos. Para participar, é necessário agendar atendimento direto na UBS ou via telefone da unidade.
A coordenadora de Saúde da Mulher na Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Priscilla Colmiran, lembrou que para a mamografia houve ampliação da faixa etária, pelo Ministério da Saúde (MS), que agora abrange mulheres de 40 a 74 anos. “Lembrando que tanto o câncer de mama quanto o de colo uterino, quando diagnosticados em fase inicial, têm taxa de cura maior que 90%”, informou.
As ações do Outubro Rosa 2025 foram lançadas em Londrina, pela SMS, no dia 3 de outubro. Com o tema “Prevenção sem Fronteiras”, as atividades abrangem coleta de preventivo em horário estendido, realização de exames, multivacinação, palestras, visita a todas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) para cuidar das idosas, Caminhada Rosa no Lago Igapó, entre outras atividades.
Entre as ações, destaca-se a abertura de cinco UBSs em horário estendido, das 19h às 22h, às quartas-feiras, para coleta de preventivo, exame das mamas, multivacinação e testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação já aconteceu em três quartas-feiras de outubro e prosseguirá no dia 22, com a abertura das UBSs do Campos Verdes, Alvorada, Armindo Guazzi, União da Vitória e CSU; e no dia 29, com as unidades do Parigot, Pind, Bandeirantes, Casoni e Marabá.
Segundo dados da SMS, nos três dias de abertura das UBSs em horário ampliado (1º, 8 e 15), foram contabilizados 584 agendamentos para coleta de preventivo, que resultaram em 335 atendimentos, realização de 88 testes rápidos para ISTs e 168 mamografias solicitadas. “Estávamos mantendo uma média de cerca de 50% de faltas nas últimas três semanas, mas ontem essa taxa caiu, ficando em torno de 40%, o menor índice do período. Isso significa que a maioria das mulheres agendadas compareceram, o que é muito positivo e um sinal de que estamos conseguindo alcançar aquelas mulheres que trabalham e não têm como ir à UBS em horário comercial”, afirmou Colmiran.
A coordenadora de Saúde da Mulher reforçou que quem não conseguiu fazer o agendamento durante a campanha pode procurar a unidade de saúde a qualquer momento do ano para marcar o exame preventivo ou a mamografia. “Ir até a unidade também é uma oportunidade de conhecer os serviços que a UBS oferece à comunidade, como grupos de tabagismo, nutrição, alongamento, caminhada e dor crônica. É uma chance de acessar outras ações preventivas, não só voltadas ao câncer de mama e colo de útero, mas também à saúde do adulto de forma geral”, afirmou.
Multivacinação
Também no sábado (18), haverá o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos de idade, visando atualização da Caderneta de Vacinação com as vacinas disponíveis no Calendário Nacional. Pessoas de até 59 anos também poderão aproveitar a campanha para atualizar a caderneta vacinal, reforçando a proteção, principalmente, contra sarampo e febre amarela. Para vacinação não é necessário agendar.
Com Ncom