


Laudo técnico final do Simepar eleva classificação de tornados que atingiram 11 cidades do Paraná
26 de novembro de 2025


Prefeitura encaminha mais de 43 mil cartas de cobrança do IPTU 2025
26 de novembro de 2025Redação Paiquerê
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) abriu um edital de chamamento público para o Programa de Parceria para a Construção e Manutenção de Parques Infantis. Podem participar do certame pessoas físicas e jurídicas e o prazo de inscrição vai de 1º de dezembro a 15 de janeiro de 2026.
O chamamento público tem o objetivo de selecionar propostas para a celebração de Termo de Cooperação com a CMTU para a elaboração de projeto, construção, instalação e manutenção de parques infantis/lúdicos inclusivos em áreas públicas de Londrina. Inicialmente o projeto vai ser implementado em três locais: Praça Nishinomiya, no Aeroporto; Aterro do Lago Igapó, na Rua Professor Joaquim de Matos Barreto, 1.330; no Conjunto José Giordano, na praça ao lado do CRAS Norte A, na Avenida Saul Elkind, 4.992.
De acordo com o Edital, cada parque deverá conter no mínimo cinco brinquedos, sendo obrigatório que 10% deles sejam projetados e adequados para crianças com deficiência (PCDs). Todos os projetos deverão ser aprovados pela CMTU e cada interessado poderá assumir apenas um local. Como contrapartida, os selecionados no edital poderão instalar uma placa no local com a sua identificação. O prazo de vigência do termo de cooperação será de dois anos, prorrogável por igual período.
Qualidade de vida
O presidente da CMTU, Fabrício Bianchi, destacou que a Companhia busca com este projeto promover a participação da sociedade na urbanização e manutenção de áreas de lazer, além de fomentar a inclusão de crianças com e sem deficiência em espaços de convivência, além de melhorar a qualidade de vida urbana com a criação de novos espaços de lazer.
“Esta é a primeira etapa desta iniciativa e a intenção é levar a ideia para outros espaços da cidade. Inclusive, se houver um número grande de interessados neste edital, poderemos autorizar já de imediato a instalação de novos parques em outras localidades”, frisou Bianchi.
A avaliação e seleção das propostas serão realizadas por uma Comissão de Avaliação designada pela CMTU, que analisará a compatibilidade do que foi apresentado com os termos do edital e os critérios de interesse público. Em caso de situações em que há múltiplos interessados pela mesma área, o edital estabelece um sistema hierárquico e objetivo para desempate.
Cronograma
Após o encerramento do prazo para a apresentação das propostas, no dia 15 de janeiro de 2026, ocorrerá a análise e seleção dos vencedores entre os dias 19 e 30 de janeiro. O resultado dos aprovados será no dia 3 de fevereiro. Após o período para pedidos de esclarecimentos, impugnações e apresentação de recursos, a previsão é que os termos de cooperação sejam assinados até 23 de fevereiro.
Com Ncom




