


Câmara aprova aumento de prisão temporária de 5 para 15 dias
27 de novembro de 2025Redação Paiquerê
Neste sábado (29), a partir das 7h30, a Escola Municipal Carlos Kraemer (rua Tremembés, 791) receberá a quinta e última edição de 2025 do projeto social Hoftalon nas Escolas. A expectativa é ofertar atendimento oftalmológico gratuito para cerca de 250 crianças de até 10 anos, provenientes de mais de 30 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.
A ação é promovida pelo Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon) e tem como foco a detecção precoce de problemas de visão entre estudantes da rede pública. Durante a atividade, as crianças passam por triagem visual e, quando há indicação de correção, recebem óculos gratuitamente. Nos casos em que são identificadas outras patologias, os estudantes são encaminhados para avaliação aprofundada e tratamentos específicos.
De acordo com a gerente de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME), Denise Lonni, a edição deste sábado concentrará o atendimento na região leste, mas também acolherá crianças de outras áreas da cidade que não conseguiram participar das ações anteriores. “No sábado, a nossa ação vai ser levada à E.M. Carlos Kraemer, que atende toda a região leste. Essa edição vai contar com crianças que, porventura, só descobriram a necessidade da triagem ao longo do ano, quando o atendimento da sua região já havia sido realizado”, explicou.
Em 2025, o projeto cumpriu outras quatro edições, nas regiões norte, sul, oeste e rural, resultando em cerca de 500 atendimentos e mais de 200 óculos entregues. Segundo Lonni, o alcance da iniciativa poderia ser ainda maior, mas alguns fatores influenciam o comparecimento. “Para cada edição foram ofertadas 200 vagas por região. Então, em cinco ações, contemplamos em torno de mil alunos convidados. Nem todos comparecem por questões diversas, como dificuldades de deslocamento ou imprevistos familiares”, afirmou.
A primeira ação do ano ocorreu em março, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, com 151 atendimentos, 64 prescrições de óculos e 37 encaminhamentos para avaliação específica. Em maio, a Escola Municipal Professor Doutor Carlos da Costa Branco sediou a segunda edição, que totalizou 104 atendimentos, 65 óculos doados e 22 encaminhamentos.
Em julho, foi a vez da Escola Municipal Nara Manela receber o projeto, quando 124 crianças foram atendidas. Desse total, 79 receberam óculos e 19 foram encaminhadas para avaliação detalhada. A quarta edição, em outubro, ocorreu na Escola Municipal David Dequech, registrando 124 atendimentos e 68 óculos doados.
Para Lonni, os impactos do projeto são significativos e se estendem para além do atendimento imediato. “O benefício é muito grande. Além de serem atendidos por médicos especialistas e receberem os óculos, nossos alunos têm avanços no desenvolvimento acadêmico e pedagógico. Com a melhora da acuidade visual, eles passam a ter mais condições de acompanhar as atividades escolares”, destacou.
Hoftalon
Criado em 2006, o Hospital de Olhos de Londrina é referência no Paraná e o maior prestador de serviços oftalmológicos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo moradores de mais de 100 municípios. Para manter sua estrutura e promover melhorias, o hospital conta com programas de doação via Nota Paraná e pela Copel, por meio da conta de energia elétrica.
O projeto Hoftalon nas Escolas é uma iniciativa social que atua na identificação e prevenção de doenças oculares na infância, como ambliopia, estrabismo, miopia, astigmatismo e hipermetropia. Além disso, orienta as famílias sobre cuidados com a visão dos filhos e reforça a importância do diagnóstico precoce.
As edições do projeto são realizadas em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Com Ncom




