


IBGE aponta redução da pobreza no Paraná, que tem um dos menores indicadores do País
4 de dezembro de 2025


Congresso aprova MP do licenciamento ambiental especial
4 de dezembro de 2025Redação Paiquerê
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e do Comitê Intersetorial da Primeira Infância, deu mais um passo importante na elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). Na última sexta-feira (28), a pasta realizou uma oficina de governança com profissionais de diversas secretarias, Guarda Municipal, autarquias, conselhos e instituições da sociedade civil, reforçando o compromisso intersetorial com as políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos.
Durante o trabalho em grupo, que foi estruturado em seis eixos — Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer, e Meio Ambiente e Cidade — os participantes analisaram os pontos positivos e fragilidades dos serviços oferecidos à primeira infância.
A partir dessa avaliação, foram definidos objetivos estratégicos, metas e meios de execução, e, ao final da oficina, as propostas foram apresentadas ao plenário.
A secretária municipal de Educação, Vânia Costa, destacou a importância do trabalho conjunto, da corresponsabilidade entre os setores e os princípios de governança democrática que orientam o PMPI.
A realização da oficina, ainda de acordo com Vânia Costa, foi fundamental para a definição de prioridades, após mobilização, diagnóstico e escuta social, ressaltou a secretária.
Como parte desse processo participativo de elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, o Município realizará, no dia 12 de dezembro, uma Audiência Pública para que a população possa analisar o documento, sugerir ajustes e contribuir diretamente para as políticas que impactarão a vida das crianças londrinenses pelos próximos 10 anos.
“A construção deste plano é um marco histórico para Londrina. Queremos uma cidade que escute suas crianças e reconheça a importância da primeira infância como tempo presente, pleno de direitos e possibilidades. A participação da população é essencial para que o PMPI represente verdadeiramente os desejos e necessidades do nosso território. Investir na infância é investir no futuro — e, acima de tudo, honrar o presente”, destacou a secretária municipal de Educação.
A Audiência Pública para elaboração do PMPI é aberta a toda a população e não é preciso se inscrever.
Serviço:
Audiência Pública do PMPI
Data: 12 de dezembro
Local: Auditório da Prefeitura de Londrina
Horário: 19 horas
Com Ncom




