


Jovem, já fez o seu alistamento militar?
30 de janeiro de 2026


Paraná fecha 2025 como maior empregador da Região Sul e 4º maior do Brasil
30 de janeiro de 2026AEN
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Com investimento de R$ 76 milhões, a Copel inaugurou nesta sexta-feira (30) a subestação Jardim Figueira, em Apucarana, no Vale do Ivaí, ampliando e modernizando o sistema de distribuição de energia da cidade e da região. A cerimônia contou com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.
Com 138 mil volts de potência em alta tensão, a infraestrutura garante energia estável, segura e eficiente para atender 225 mil clientes em Apucarana e nos municípios vizinhos de Jandaia do Sul, Arapongas e Califórnia. A ampliação de carga também serve de suporte à atração de novos empreendimentos para a região.
“Em cinco anos, entregamos 25 mil quilômetros de rede trifásica. Para a população entender, é como sair de Apucarana, ir até Tóquio e voltar até a metade do caminho. Foi o maior investimento da América Latina, e fizemos isso porque, especialmente, nossa área rural cresceu e se tornou uma pequena indústria”, detalhou. “Hoje, o que estamos comemorando é a eficiência da modernização da máquina pública, com o olhar voltado à população de Apucarana, que entendeu que, para a expansão acontecer, é necessário ter um projeto como esse sendo implantado”.
A estrutura em Apucarana integra um conjunto de 19 novas subestações entregues pela companhia em todo o Estado. No total, a Copel investiu R$ 88 milhões no reforço do sistema de energia no município, com mais infraestrutura, tecnologia e novos equipamentos. “Isso representa mais segurança e qualidade no fornecimento de energia para uma região que vem crescendo muito nos últimos anos, com parque industrial, comércio e agronegócio. Esse investimento reafirma o compromisso da Copel com o Paraná”, destacou o diretor-presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero.
O secretário das Cidades, Guto Silva, ressaltou a importância do investimento em distribuição de energia para a ampliação da economia. “Uma região que cresce economicamente e se desenvolve, como Apucarana, Arapongas e Londrina, precisa de energia para dar conta desse aumento. Esse investimento é importante porque permite o abastecimento regular, garantindo segurança energética para todos”, explicou.
PRESENÇAS – Também estiveram presentes no evento o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Cury; o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski; os deputados estaduais Jairo Tamura e Do Carmo; o secretário da Saúde, Beto Preto; o prefeito de Arapongas, Rafael Cita; o prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio; o prefeito de Califórnia, Paulo da Padaria; e o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Marcos Tordoro.




