Brasil passa a exigir visto de turistas da Austrália, Canadá e dos EUA
4 de abril de 2024Destaque nacional: universidades estaduais estão no topo da avaliação do MEC
4 de abril de 2024Redação Paiquerê
Mais um pacote de serviços voltado à revitalização da malha asfáltica municipal foi finalizado pela Prefeitura de Londrina. Na região leste da cidade, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) realizou, no mês de março, a restauração de sete ruas localizadas na área do Jardim Marabá, nas proximidades dos Jardins Interlagos, Monte Cristo e Vila Ricardo.
Com as melhorias mesclando a aplicação de recape e reperfilagem de asfalto, foram recuperadas vias que estavam deterioradas e, agora, podem ser utilizadas pelos moradores e trabalhadores com mais segurança e conforto.
Passaram pelas intervenções, nessa obra, as ruas da Groselha e Framboesa – as mais extensas entre as contempladas –, bem como as ruas do Pinhão, da Gabiroba, da Macieira, do Guaraná e do Pêssego.
Mobilizando diferentes veículos e maquinários, como caminhão caçamba, rolo compactador, rolo de pneu, vibroacabadora, entre outros equipamentos, os trabalhos tiveram execução em área aproximada de 12 mil m².
Para isso, quase 1.000 toneladas de massa asfáltica foram aplicadas nas ações conduzidas pela empresa contratada LB Asfaltos, sob fiscalização e acompanhamento da SMOP. Já a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) atuou com a implantação da sinalização viária nas ruas contempladas.
Sobre mais essa ação da Prefeitura, o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, destacou que as ruas na abrangência do Jardim Marabá integram uma região da cidade com grande número de residências e onde também há escolas, unidades de saúde e estabelecimentos de comércio. “As sete vias desse pacote, na região leste, também ficam próximas a avenidas importantes como a das Laranjeiras, dos Pioneiros, Jamil Scaff e Dez de Dezembro. São ruas que precisavam de recuperação e as obras de recape contribuem gerando economia aos cofres públicos, sendo uma execução que evita gastos com tapa-buracos e paliativos por um tempo considerável”, comentou.
Recentemente, também na região leste, a Prefeitura fez melhorias de asfalto nas avenidas das Laranjeiras e dos Pioneiros. Segundo Canhada, o programa permanente de conservação viária em Londrina permite que os bairros da cidade, em várias regiões, tenham suas demandas atendidas com um serviço que é muito reivindicado. “A renovação do asfalto é algo importante e sempre pedido pelos moradores, já que influencia no dia a dia das pessoas. Em termos de infraestrutura urbana, trata-se de um serviço bastante frutífero dentro dessa política pública. Dezenas de ruas sempre estão passando por melhorias, paralelamente, nos diversos trabalhos que o Município espalha por Londrina”, acrescentou.
Investimento
A revitalização das sete vias neste bairro foi realizada com recursos provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (Finisa), celebrado pelo Município junto à Caixa Econômica Federal.
Neste formato de financiamento, a Prefeitura dispõe de R$ 100 milhões para fazer ações por toda a cidade, incluindo recapes, reperfilagens, implantações de micropavimentação, construção de obras de infraestrutura e trabalhos de regularização fundiária.
Com Ncom