Conselho de Ética da Câmara segue com processo contra Chiquinho Brazão
15 de maio de 2024CMTU faz bafômetro em bares e restaurantes como blitz educativa dentro do Maio Amarelo
16 de maio de 2024Redação Paiquerê
Dentro da programação da 22ª Semana Nacional dos Museus, que este ano se baseia no tema “Museus, Educação e Pesquisa”, a professora doutora Solange Ferraz de Lima vem a Londrina para conduzir a palestra sobre “Museus do século 21: a produção de conhecimento em ambiente colaborativo”. A atividade é aberta ao público e será realizada nesta quinta-feira (16), no auditório maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a partir das 19h.
A pesquisadora e historiadora Solange Ferraz de Lima foi diretora do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (MP-USP), de 2016 a 2020, e atualmente é docente e curadora no Museu do Ipiranga. Sua participação na agenda da Semana dos Museus em Londrina já havia sido aventada em 2019 e, agora, se concretiza por meio de uma atuação conjunta da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), o Museu Histórico de Londrina e o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) da UEL.
Para esta palestra, a expectativa é que a professora e doutora aborde a experiência do Museu Paulista que, recentemente, passou por mudanças importantes, envolvendo restauração patrimonial e renovação do programa expositivo. O tema tem sido cada vez mais relevante, na medida em que os museus ampliam sua posição enquanto centros de lazer e disseminação cultural, além de pontos de fomento à economia local.
De acordo com a diretora de Ação Cultural da SMC, Maria Luisa Alves Fontenelle, os eventos e atividades integrantes da Semana Nacional e Primavera dos Museus têm um único tema para todo o país, propostos pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) do Brasil e divulgados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). “São ações que a gente realiza, voltadas ao nosso público, sempre em uma conversa com esse tema. E que também servem como oportunidades de reflexão para as equipes dos museus, graduandos, trabalhadores dessas áreas e demais interessados. Nesse sentido, trazer uma profissional como a professora Solange, que é uma pesquisadora reconhecida, tem um trabalho bastante importante junto ao Museu do Ipiranga, é algo muito valioso para nós. É um momento bastante importante dentro do contexto da programação local da Semana Nacional de Museus aqui em Londrina”, comentou.
As demais atividades da 22ª Semana Nacional dos Museus, que prossegue até domingo (19), podem ser conferidas nas páginas do Museu de Arte de Londrina e do Museu Histórico de Londrina. A programação local é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Museu de Arte de Londrina; do Museu Histórico Pe. Carlos Weiss da UEL, do NDPH – UEL, do Museu da Sociedade Rural do Paraná, do Sesc Londrina Cadeião e Museu do Café. Tem apoio do Museu do Café e Casa de Artes e Ofícios Paulo VI de Ibiporã, do Conselho Municipal de Cultura de Paz e do Movimento pela Paz e Não-Violência “Londrina Pazeando”.
Com Ncom