


Bolsa Família é reajustado em 15%; medida vale a partir de outubro
17 de setembro de 2026


Londrina Tsuru decide título do Paranaense Sub-17 no Estádio do Café
18 de setembro de 2026Sérgio Ribeiro
Redação Paiquerê
Um levantamento apresentado pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) aponta redução nos principais índices de criminalidade em 89 municípios do Norte do Paraná, entre eles Londrina, Cambé, Tamarana, Ibiporã e Jataizinho. Os dados comparam os oito primeiros meses de 2026 com o mesmo período do ano passado.
Segundo os números apresentados pelo secretário da Segurança Pública, tenente-coronel Hudson Teixeira, o número de homicídios caiu 23% na região. Foram 92 assassinatos registrados entre janeiro e agosto de 2025, contra 71 no mesmo período deste ano.
Também houve redução nos crimes contra o patrimônio. Os roubos passaram de 905 para 686 ocorrências, uma queda de 25%. O levantamento aponta ainda diminuição de 25% nos furtos de veículos e de 24% nos roubos de automóveis.
Os dados foram apresentados durante uma reunião realizada nesta quarta-feira (16), em Londrina, que reuniu a cúpula da Segurança Pública do Estado e representantes das polícias Militar, Civil, Penal e Científica, além do Corpo de Bombeiros.
A região analisada reúne aproximadamente 1,9 milhão de moradores. Durante o encontro, as forças de segurança avaliaram os indicadores criminais e discutiram a distribuição dos efetivos para reforçar o policiamento preventivo e ostensivo nas áreas consideradas prioritárias.
Feminicídios
O enfrentamento à violência contra a mulher também esteve entre os assuntos discutidos na reunião. De acordo com Hudson Teixeira, o Paraná registrou redução de 20% nos feminicídios na comparação com os oito primeiros meses de 2025.
Apesar da queda no indicador, o secretário citou o assassinato de Thaissa de Oliveira Marques, de 21 anos, como exemplo da necessidade de manter ações específicas contra esse tipo de crime. A jovem foi morta a tiros no estacionamento de uma academia que se preparava para a inauguração em Londrina, no dia 11 de setembro, enquanto trabalhava na distribuição de panfletos.
A Secretaria da Segurança Pública informou que vem mapeando os municípios com maior incidência de crimes de gênero para direcionar ações preventivas e evitar que situações de violência evoluam para ocorrências de maior gravidade.
Integração
Durante a apresentação, Hudson Teixeira também destacou o trabalho de inteligência das forças de segurança para definir onde os efetivos devem ser concentrados. A estratégia envolve a integração dos setores de inteligência das polícias e o acompanhamento regionalizado dos indicadores criminais.
A intenção, segundo a Sesp, é utilizar os dados para orientar ações de fiscalização e prevenção nas regiões consideradas prioritárias e manter a redução dos índices de criminalidade.
O balanço considera registros oficiais acompanhados pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, responsável pelo monitoramento da criminalidade nas diferentes regiões do Estado.




