TRE-PR e Câmara de Londrina se unem para incentivar participação nas eleições
19 de abril de 2024Daniel Amorim se apresenta ao Londrina e mostra confiança: “Deus me deu o dom”
19 de abril de 2024Redação Paiquerê
Neste sábado (20), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), amplia a rede de atendimento referência para casos de dengue. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Armindo Guazzi, localizada na Avenida São João, 4321, estará aberta das 7h às 19h, para realizar o estadiamento de casos suspeitos de dengue e oferecer assistência para pacientes que apresentarem os primeiros sintomas da doença.
O estadiamento é o acompanhamento de saúde realizado com todas as pessoas com suspeita de dengue. Esse acompanhamento consiste na verificação de sinais vitais, além da verificação da pressão arterial, na posição sentada e em pé, prova do laço, verificação do estado geral e sinais de alarme no paciente. Em alguns casos, exames laboratoriais também são realizados. Esse procedimento é importante para observar o possível agravamento da doença e é realizado em um período que pode variar de 7 a 10 dias.
A população deve estar atenta para os seguintes sintomas: febre acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, náuseas, vômitos, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou a importância da ampliação do serviço durante o final de semana. “Temos observado que, em especial aos fins de semana, as unidades de saúde do Ouro Branco e UPA do Sabará, que já são unidades de atendimento exclusivo de dengue, têm apresentado aumento na demanda. Com isso, para que nós possamos dar mais agilidade a esse processo de atendimento dos casos de dengue, nesse momento critico que ainda enfrentamos, um novo ponto de atendimento será aberto, com equipes médicas, de enfermagem e retaguarda de exames laboratoriais, para atender bem a nossa população”, contou.
Com Ncom