


Linha de crédito da SMTER movimenta R$ 760 mil em seis meses
3 de julho de 2025


Entenda proposta de acordo do INSS para devolução de descontos ilegais
3 de julho de 2025Redação Paiquerê
Na quarta-feira (2), os vereadores da Comissão de Administração, Serviços Públicos, Fiscalização e Transparência da Câmara de Londrina vistoriaram três imóveis pertencentes ao município, que estão em situação de abandono, gerando transtornos para a população que vive ao redor. A intenção foi verificar as condições dos locais para cobrar melhorias à administração municipal.
Os vereadores Chavão (Republicanos), Marinho (PL) e Régis Choucino (PP) estiveram na antiga Casa da Mulher, no Jardim do Leste; na estrutura que abrigou o Centro de Ginástica Artística Alceu Malucelli, no Jardim Higienópolis; e no imóvel anteriormente utilizado pelo Centro de Saúde Especial Bárbara Daher, no Jardim do Sol.
Nos três locais os parlamentares ouviram reclamações de moradores sobre a sujeira acumulada e a insegurança que estes imóveis causam, por serem frequentados por usuários de drogas e pessoas em situação de rua. A comissão agora vai enviar um Pedido de Informações para a Prefeitura pedindo mais detalhes sobre a estrutura, manutenção e uma possível destinação dos imóveis. Em paralelo, os vereadores pretendem se encontrar com o prefeito Tiago Amaral para agilizar uma possível solução.
“Vamos marcar uma reunião o mais rápido possível com o prefeito Tiago Amaral, para ver qual é a iniciativa para dar a destinação para esses pontos da cidade. Temos vários locais [abandonados] que nós precisamos fiscalizar, visitar e tomar essa iniciativa: convidar o prefeito para a reunião e dialogar sobre esses assuntos tão importantes. Ocupando esses espaços, a população de Londrina ganha muito”, pontuou o vereador Chavão, presidente da Comissão de Administração.
Sobre o antigo Centro de Saúde Especial, o vereador Deivid Wisley (Republicanos) acompanhou a fiscalização e relatou que, após conversa com o secretariado municipal, foi informado de que o local será demolido nas próximas semanas e o terreno receberá um Hospital Veterinário e o Centro de Bem-Estar Animal.
Em relação ao Centro de Ginástica Artística, os parlamentares receberam a informação de que a estrutura está condenada, pois um incêndio destruiu parcialmente o local em 2017. Durante a fiscalização, os vereadores encontraram lixo sendo queimado no terreno, que fica num fundo de vale.
Já a antiga Casa da Mulher, formada por duas residências sem uso há mais de uma década, ainda teria condição de receber algum órgão público ou entidade após passar por reforma, avaliam os vereadores. Recentemente, o terreno passou por capina e roçagem e o lixo foi retirado. Porém, o interior dos imóveis está repleto de entulhos e móveis velhos. “Vamos mostrar para o prefeito que essa é uma área importante. São muitas áreas que estão abandonadas na cidade de Londrina, mas temos que ter uma iniciativa e ocupar esse espaço para não ficar da maneira que está. Desse jeito não pode ficar”, concluiu o vereador Chavão.
Com CML